Partilha dos Saberes do Projovem Campo é prestigiado em Monteiro

Atualmente 78 jovens do campo, na faixa etária de 18 a 29 anos, encontram-se matriculados e frequentando o Programa Projovem Campo – Saberes da Terra no município de Monteiro com o objetivo de completar os estudos do Ensino Fundamental II com qualificação social e profissional.

Na noite da última quarta-feira, 19, ocorreu na Escola Maria Lauricéia Freitas uma série de apresentações artísticas que demonstraram de forma espontânea e muito bem humorada um pouco dos conteúdos levados à sala de aula pelos professores.

Recepcionados por duas alunas, os integrantes do programa receberam um cordel elaborado pelos educandos das comunidades de Cacimba de Cima e Garapa. Iniciando as apresentações, as crianças das salas de acolhimento fizeram uma oração e em seguida cantaram e dramatizaram uma música alusiva ao período pascoal.

O cordel recebido na recepção do evento foi declamado pelos alunos de Cacimba de Cima juntamente com o professor de Ciências Agrárias, Rodolpho Martins. Dando andamento, a apresentação seguinte foi com os alunos do Sítio Garapa, orientada pela professora de Geografia, Joseane bezerra, com o Teatro de Fantoches intitulada de “Frutos do Projovem Campo”.

Ainda trabalhando a expressividade, a professora de Ciências, Jaqueline Bezerra coreografou um grupo de alunas com a música de tema muito atual: “Meu País” de Zezé de Camargo e Luciano. E com muita adrenalina, foi realizada a etapa final do Jogo Soletrando organizado pela professora de Língua Portuguesa, Maria Rosicleide.

Encerrando a culminância, em um momento que misturou alegria, descontração e emoção, foi realizada uma exposição de fotografias com um pouco do trabalho desenvolvido pela equipe do Programa Projovem Campo – Saberes da Terra.

“Essa noite de hoje, nos mostrou o quanto é imprescindível investir na educação, principalmente, de jovens agricultores como estes que esperavam uma oportunidade de terminar o Ensino Fundamental II.” Disse Márcia Cristina Sousa, coordenadora do programa.

“A luta da vida do campo não é fácil, eu conheço esta realidade pessoalmente através dos meus pais, vocês são verdadeiros guerreiros. Gostaria de parabenizar a todos pelo esforço mutuo de toda a equipe, inclusive dos filhos dos estudantes e os familiares que também os apoiaram. Hoje quem deu a aula foram vocês, os verdadeiros professores da noite. Esperamos que tudo o que aprenderam aqui se multiplique.” Comentou em tom emocionado encerrando a noite a Secretária de Educação, Ana Lima Feliciano.

Projovem Campo em Monteiro

O Projovem Campo – Saberes da Terra foi implantado no município de Monteiro em 2015 para oferecer qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar