O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) formalizou nesta sexta-feira (23), o apoio ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), em outubro deste ano. O encontro do PCdoB paraibano aconteceu no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), localizada no centro de João Pessoa. O partido reuniu dezenas de militantes e trouxe ao evento a deputada federal pelo estado de Minas Gerais, Jô Morais, que é paraibana natural de Cabedelo.
Ricardo Coutinho agradeceu aos dirigentes e militantes do PCdoB pela renovação da aliança que acontece desde 2004 e que culminou com sua eleição a prefeito de João Pessoa.
“É um apoio importantíssimo não apenas de um partido mas um apoio de uma ideia, de uma forma de fazer política dentro do Estado que o PCdoB conhece tanto quanto eu, das dificuldades históricas, da nossa formação cultural e política e que mais do que nunca se junta para fazer com que a Paraíba avance. Nós estamos num caminho difícil, mas um caminho que vem surtindo seus efeitos, porque o dinheiro da população vem sendo bem aplicado”, destacou Ricardo Coutinho acrescentando que a democracia participativa está começando a se estabelecer como a primeira experiência democrática popular aqui no Estado.
Ricardo Coutinho destacou ainda que o PCdoB já faz parte de seu governo e recebe com muita alegria o anúncio feito hoje pelo partido em apoio de seu projeto. “As forças populares não poderiam jamais se manter desunidas. Esse é o momento da união das forças progressistas, é o momento de dizer que a Paraíba não vai ter retrocesso. Nós estamos no caminho correto e a verdade é que a Paraíba não aceita mais o atraso e o clientelismo”.
O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), lembrou que sempre teve parceria com o PCdoB e revelou que seu nome também está à disposição na condição de pré-candidato a senador, para se somar à bancada do PCdoB no Congresso Nacional.
A deputada federal Jô Morais representou o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e declarou que em nível de Brasil será mantido o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e em nível de Paraíba o partido marchará rumo à vitória de Ricardo Coutinho. “Estou aqui na Paraíba para dizer que o PCdoB entende como prioritária para o estado a continuidade desta visão da Paraíba do desenvolvimento”.
O presidente estadual do PCdoB, Simão Almeida, afirmou que o encontro teve o objetivo de fazer o anúncio público do apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) e a nível nacional à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), “para continuar com as mudanças no Brasil e sobretudo na Paraíba. Esse é um ato histórico. É mais um ato daqueles que nós camaradas comunistas temos a alegria de realizar no estado da Paraíba”.
O PCdoB na Paraíba tem diretórios hoje em 104 municípios, com 33 vereadores e cinco vice-prefeitos. Em nível nacional o partido tem 15 deputados federais, dois senadores, no governo federal o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo e a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão.
A deputada federal do PCdoB de Minas Gerais, Jô Morais, destacou que o partido tem compartilhado com Ricardo Coutinho em três gestões e tem crescido no Estado. Sua presença representando a direção nacional foi para reafirmar a opção pelas reeleições do governador Ricardo e da presidenta Dilma.
Além do presidente do PSB Estadual, Edivaldo Rosas e do PSB Municipal, Ronaldo Barbosa, vários militantes do Partido Socialista Brasileiro também prestigiaram a reunião com o PCdoB.