Luciara Paiva – Que bom compartilhar esse assunto com você. Buscar entender um pouco mais sobre o título acima, mostra que você busca por autoconhecimento para alavancar o desenvolvimento de diversas áreas na sua vida. Também que você deve estar se perguntando qual a importância de se autoconhecer, saber de fato de quem você é, como se comporta e como a consultoria de imagem se relaciona com isso.
Quando “consulto” e “analiso” a imagem de uma pessoa, seja ela um homem ou uma mulher, sigo três pilares: aparência, comportamento e comunicação. Seguindo essa linha, posso ajudar a suavizar pontos críticos, os ruídos de imagem (assunto do post do dia 08/10/2022), algo que destoa da essência da pessoa e do seu desejo de imagem. Na comunicação analiso gesticulações, tom de voz, postura, dentre outros, e a partir daí o cliente comunica os atributos desejados. Com o comportamento não é diferente, observar como o cliente pensa, reage, expressa sentimentos por exemplo, mostra como ele é em essência, qual perfil comportamental está em grau primário, secundário ou terciário.
Você já deve ter ouvido alguma situação assim, ou de repente já passou por ela:
Uma pessoa que compra um item do guarda-roupa porque está na moda, mas não se identifica com o design da peça, modelo, tecido. Ou pior ainda, não sabe o que gosta e não consegue identificar que poderia conseguir algo que o representasse. Quer mudar alguma coisa na aparência mas não sabe o que é. Corte de cabelo e colorimetria capilar são algumas dores que comumente observo. Compro qual relógio? Será que o prata ou o dourado? Ou quem sabe o mais esportivo?
IMAGEM E COMPORTAMENTO
A imagem precisa trabalhar ou apresentar fatores externos, partindo de atributos internos, os que são muito pessoais e genuínos de cada ser. Um atendimento coerente, deve estar alinhado com sua essência e necessita te ajudar na re-descoberta de quem se é. Na análise do seu perfil comportamental, ferramentas práticas te ajudarão na composição de uma imagem segura e confortável. Nada melhor do que se sentir completo consigo mesmo e se conhecendo melhor.
O QUE SÂO OS PERFIS COMPORTAMENTAIS?
O perfil comportamental aponta como uma pessoa vai reagir perante uma situação específica: como pensa, age, comunica, sente, expressa sentimentos, relaciona-se com o trabalho e os desafios, entre outras características.
Cada pessoa tem diferentes competências e habilidades, que são construídas com as experiências ao longo da vida. Há ainda, um componente inato, o qual trazemos desde a primeira infância e que constitui nossa estrutura pessoal. Apesar de poder ser moldados pelo modo como somos educados e convivermos em sociedade, essa “raíz” não sofre grandes alterações ao longo da vida.
QUAIS SÃO OS PERFIS COMPORTAMENTAIS?
Há quatro perfis básicos de comportamento em que as pessoas se encaixam: o Estável, o Analítico, o Expansivo e o Dominante.
Cada um desses perfis é formado por atributos positivos e negativos, que também chamamos de qualidades e defeitos. Digamos assim, que são forças e fraquezas (ou pontos de alerta).
Forças e fraquezas são dois lados da mesma moeda. Isto é, a fraqueza é a face exagerada de uma força. Ex.: praticidade em excesso pode ser entendida como frieza por outras pessoas.
QUANTOS PERFIS COMPORTAMENTAIS CADA PESSOA TEM?
As pessoas têm um perfil comportamental primário, aquele que predomina e pelo qual as pessoas reconhecem as suas características mais fortes.
Contudo, não somos formados por apenas um perfil comportamental. Haverá um secundário, e, talvez, até um terciário, cujos atributos se somam ao primário. Isso é fundamental para o nosso equilíbrio na vida. Se fôssemos apenas do tipo estável ou do tipo expansivo, não conseguiríamos conviver com as outras pessoas em harmonia.
CARACTERÌSTICAS DE CADA PERFIL COMPORTAMENTAL
Sim, cada perfil tem suas características específicas, às quais são bem diferentes. Em se tratando da pessoa em si, cada característica deve ser vista por um analista de forma peculiar e com cautela para que os pontos sejam equilibrados.
As proporções com que cada perfil comportamental aparece nas pessoas variam muito!
Mesmo que haja coincidência nos tipos entre dois indivíduos, a manifestação das forças e das fraquezas deles será bem distinta.
Guarde essa postagem com carinho, pois essa temática vai ser fundamental e muito importante pro desenvolvimento de muitas áreas profissionais e pessoais da vida das pessoas.
Instagram: @luciarapaivaconsultoria
Whatssapp: (83) 99931-9267
E, se quiser trocar algumas figurinhas e continuar esse assunto e como poderia te ajudar nesse processo de autoconhecimento e autorrealização de forma profisisonal e bem “vida real”, é só entrar em contato aqui pelos comentários, como também pelas redes sociais acima!
Até a próxima. Abraços! 😉