Recentemente, uma notícia que circulou nos jornais e notícias do mundo causou um grande suto e estranhamento nas pessoas. A notícia publicada no Brasil pelo jornal O Tempo traz a seguinte manchete, “Mulher atinge orgasmo, e artéria mais importante do corpo se rompe“. A matéria citada traz o relato de um acontecimento dito como raro, onde uma mulher de 45 anos após atingir o orgasmo durante uma relação sexual com o marido, sofreu rompimento da maior e mais importante artéria do corpo, a aorta.
Para entender melhor sobre esse caso, o Polêmica Paraíba conversou com o pesquisador e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), Valério Vasconcelos, que explicou o que teria motivado o rompimento da aorta.
Segundo Dr. Valério, a mulher que teve essa artéria rompida teve um Hematoma Intramural da Aorta, que é uma doença aórtica aguda, causada por um sangramento da parede do vaso. Muitas vezes são pessoas hipertensas que têm isso.
“O que ela teve foi um hematoma intramural, mas, uma aneurisma da aorta também poderia causar esse rompimento, pois, a Síndrome Aorta Aguda são várias patologias que apresentam o mesmo sintoma, e que normalmente se manifesta de forma repentina, e que põe a pessoa em risco de morte”, disse o médico.
Dr. Valério Vasconcelos explicou ainda, que a relação sexual teve influência sim com o rompimento da artéria, e que isso pode ocorrer após o orgasmo devido ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
“No momento da relação há um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, e a pessoa que tiver uma predisposição a doença, pode acontecer o rompimento da artéria. A intervenção que foi feita, no caso mencionado inicialmente, foi baixar a pressão arterial e a cirurgia, e é o que se deve fazer”, finalizou Dr. Valério Vasconcelos.