O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial com 44% das intenções de voto contra 31% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisa do Ipec (ex-Ibope) feita entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro e divulgada nesta segunda-feira, 5.
A sondagem mostra estabilidade em relação aos outros dois levantamentos feitos pelo instituto e divulgados nos dias 15 e 28 de agosto. Lula manteve os mesmos 44% dos dois levantamentos anteriores. Já Bolsonaro oscilou um ponto para baixo em relação aos 32% que registrara nas duas pesquisas antecedentes. A margem de erro nos três levantamentos é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa divulgada hoje, aparecem na sequência Ciro Gomes (PDT), com 8%, e Simone Tebet (MDB), com 4%. Eles estão empatados no limite da margem de erro. No levantamento de 15 de agosto, o último antes do início da propaganda eleitoral na TV, eles tinham respectivamente 6% e 2%, ou seja ambos oscilaram dois pontos para cima.
Os presidenciáveis Luiz Felipe d´Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem com 1%. Os candidatos Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros) e Sofia Manzano (PCB) foram citados, mas não atingiram um ponto percentual.
Entre os entrevistados, 6% disseram que irão votar em branco ou nulo e 5% declararam que não sabem ou não responderam.
Segundo turno
Com relação ao cenário de um eventual segundo turno entre os dois favoritos, a situação também é de estabilidade, com vantagem para o petista. Lula tem 52% contra 36% de Bolsonaro — nos dois levantamentos anteriores, os placares eram de 51% a 35 (15 de agosto) e 50% a 37% (29 de agosto). Nessa última pesquisa, 9% disseram que votariam em branco ou nulo e 3% não souberam ou não responderam.
A pesquisa foi feita de forma presencial com 2.512 entrevistados de 158 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-00922/2022.