A Polícia Federal (PF) indiciou o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta participação em um esquema de rachadinha em seu gabinete parlamentar. Janones foi indiciado pelos crimes de associação criminosa, peculato e corrupção passiva.
A Polícia constatou que o patrimônio de Janones cresceu de forma desproporcional no período investigado, o que justifica a abertura de uma apuração.
Rachadinha consiste na devolução de parte dos salários de assessores a políticos é investigada pela corporação após a denúncia de ex-funcionários que alegam ter sido pressionados a entregar parte de seus vencimentos.
A polícia diz ainda que Janones é “o eixo central” da associação criminosa que se aproveitou do dinheiro das rachadinhas.
A denúncia é baseada em um áudio, gravado em 2019, em que o deputado afirma a assessores que alguns deles teriam que devolver parte do salário, para ajudá-lo a abater o prejuízo que alegava ter tido em 2016, quando perdeu a eleição para a prefeitura de Ituiutaba, em Minas Gerais.