O empresário Eike Batista recebeu de volta em sua casa, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, o piano e um dos carros apreendidos pela Polícia Federal no início de fevereiro, por determinação da justiça. De acordo com o advogado do empresário, Raphael Mattos, uma transportadora fez a entrega do instrumento, na noite desta sexta-feira. Eike Batista não estava em casa.
O carro, um Range Rover, foi entregue a Thor Batista, filho do empresário e dono do veículo. O carro foi fotografado na garagem do prédio onde mora o juiz da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, Flávio Roberto de Souza, afastado, na quinta-feira (26), da condução do processo contra o empresário pela Corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi.
Na terça-feira (24), o magistrado foi flagrado dirigindo o Porsche Cayenne de Eike. Ele admitiu ter guardado o veículo na garagem do prédio onde mora, na Barra da Tijuca. Souza também deu a um vizinho a guarda do Range Rover de Thor Batista e o piano de cauda. Estes e outros bens foram apreendidos por decisão do próprio juiz e seriam leiloados para garantir o pagamento de dívidas empresariais.
O advogado informou que na segunda-feira (2) irá até a 3ª Vara Criminal para notificar ao juiz substituto a devolução do piano e do carro. Mattos não soube dizer em que estado o piano foi devolvido, mas informou que, no dia da apreensão, antes de ser levado da casa de Eike, o instrumento foi filmado e fotografado. Ele disse ainda que Thor teve a guarda do carro mas foi avisado de que não poderá usá-lo.
Nesta sexta-feira (27), o juiz Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal Criminal, informou à Corregedoria Regional da Justiça Federal da 2a Região que ficará afastado por 15 dias, em razão de uma licença médica.