A Polícia Civil apresentou, nessa terça-feira (30), os acusados de assaltar e levar duas mulheres e uma criança de nove meses, no dia 20 de junho, do bairro dos Bancários, na Zona Sul de João Pessoa, para o município de Goiana (PE). Os presos são Ivar Pedro da Silva, 43 anos, e Leonardo José de Sousa, 22. As vítimas foram abordadas quando estavam conversando dentro de um veículo estacionado em frente à casa de uma delas. Os dois homens, que chegaram em uma moto, anunciaram o assalto e um deles assumiu a direção do veículo, enquanto o outro seguiu o carro de moto.
Em um determinado ponto, os dois teriam se desentendido e um deles voltou para João Pessoa enquanto o outro seguiu até uma estrada de barro e lá estuprou, amarrou e atropelou as mulheres. Uma das vítimas, Gloria Silva, não resistiu aos ferimentos e morreu no local a outra mulher, junto com o filho de nove meses, foi encontrada na manhã do domingo (21) por pessoas que passaram pelo local. Ela e o bebê foram encaminhados para um hospital de Pernambuco.
O crime foi desvendado após a investigação realizada pelos policiais Civis da 2ª Delegacia Seccional e da Delegacia de Roubos e Furtos de João Pessoa. Trinta policiais coordenados por três delegados participaram dos trabalhos que começaram no dia do desaparecimento das vítimas.
Muitas diligências foram feitas para tentar identificar e prender os suspeitos e várias testemunhas foram ouvidas. “De acordo com a vítima, Leonardo participou só do roubo os outros crimes teriam sido cometidos por Ivar. Ele dirigiu o carro até o local e lá retirou o bebê do veículo e deixou na mata. Violentou primeiro Gloria, depois colocou ela na mala do veículo amarrada, em seguida, estuprou a segunda mulher amarrou e atropelou as duas, fugindo depois”, disse a delegada Seccional, Roberta Neiva.
Leonardo foi preso nesse domingo (28) na comunidade Iraque, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Durante o depoimento, ele confirmou a participação no assalto e revelou o nome do segundo suspeito. Segundo ele, os dois passaram a tarde do sábado bebendo em um bar no conjunto Cidade Verde e, no início da noite, decidiram roubar um veículo. Quando passavam pela rua viram as mulheres decidiram abordar e colocar em prática o plano.
Ivar foi preso na manhã dessa terça-feira (30) em um restaurante na cidade de Igarassu, em Pernambuco. A vítima reconheceu a foto dele e de Leonardo como sendo os autores do crime. “Os dois já estavam sendo investigados pela polícia por roubos de veículos. Eles agiam na Paraíba e levavam os carros para Pernambuco”, esclareceu o delegado Titular de Roubos e Furtos, Walter Brandão.
Leonardo já cumpriu medida socioeducativa por roubo e Ivar já respondeu a processos em vários Estados por roubo e assaltos. Na Paraíba, já foi preso por roubo de veículos. “Ivar já foi preso na Bahia, Pernambuco, Bayeux e Alhandra”, lembrou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, Claudio Lima.
Durante a coletiva, o delegado de Homicídio de Goiana (PE), Herbet Martins, falou do trabalho da equipe coordenada por ele, que foi o de coleta de material genético das vítimas e de corpo de delito dos dois sobreviventes. “A sobrevivente encontra-se em um processo de recuperação, não está mais na UTI e lembra de todos os fatos que aconteceram. E destaco aqui a importância da parceria entre as polícias da Paraíba e Pernambuco que ajudou a dar uma resposta a população”, concluiu o delegado.
Leonardo foi indiciado por roubo e privação de liberdade. Ivar foi indiciado por roubo, privação de liberdade das vítimas, duplo estupro, dupla tentativa de homicídio e homicídio. Os dois foram encaminhados para o presídio da Capital onde vão aguardar as sentenças da Justiça.