A Polícia Federal na Paraíba deflagrou mais uma fase da Operação Jampa Verde, que investiga extração ilegal de recursos minerais em pedreiras. A segunda etapa da ação da PF deflagrada nesta sexta-feira (17) está voltada à extração ilegal em uma pedreira no bairro de Mandacaru, na Capital, em área sem autorização ambiental.
A Operação Jampa Verde 2 também envolve a Sudema e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Além da extração ilegal, também estão sendo verificadas condições degradantes de trabalho.
A ação tem participação de 20 servidores, entre policiais federais e funcionários públicos da Sudema e MTE.
A Polícia Federal relembra que no dia 31 de julho de 2019, em parceria com a Sudema, com Batalhão Ambiental e Agência Nacional, deflagrou a Operação Jampa Verde 1 para apurar exploração ilegal de recursos minerais em Santa Rita e em Conde.
As fiscalizações e ações conjuntas ambientais serão intensificadas no Estado da Paraíba no ano de 2020, segundo informado pela PF.
Os investigados serão indiciados nos crimes do artigo 55 da Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998), combinado com o artigo 2 da Lei 8.176/1991, cujas penas somadas poderão ultrapassar 5 anos de prisão.