A Polícia Federal na Paraíba, através da sua unidade em Campina Grande, desencadeou nesta quinta-feira (11) a Operação ‘Manilkara’, cujo objetivo, após notícia de crime recebida pela instituição, é combater possível prática de compra de votos que teria ocorrido no município de Massaranduba, no Agreste da Paraíba.
Segundo a PF, que divulgou uma nota oficial sobre a operação, um candidato a vereador, por meio do auxílio de terceiros, teria oferecido a eleitores, em troca de votos, benefícios como próteses dentárias, material de construção e dinheiro.
A operação contou com a participação de 20 policiais federais, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juízo da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa (art. 288 do Código Penal – Pena de reclusão de um a três anos) e compra de votos (art. 299 do Código Eleitoral – Pena de reclusão de até três anos).
As identidades dos investigados não foram divulgadas até a publicação desta matéria.
‘Manilkara’
A operação foi batizada com o nome científico da árvore Massaranduba, uma referência ao município em que foram cumpridas todas as medidas judiciais.