Um menino de nove meses morreu após sufocamento na tarde de domingo (16), em Fagundes, no Cariri da Paraíba. De acordo com a polícia, os procedimentos de ressuscitação foram realizados, mas a criança não resistiu e morreu.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a mãe da criança pediu ajuda aos policiais do posto de Santa Terezinha. Segundo a mãe, o bebê tinha problemas recorrentes de asma e, após ouvir o filho tossir, ela se aproximou e percebeu que a criança estava sem respirar. Os familiares tentavam chegar em Campina Grande, mas pediram ajuda à PRF.
No posto da PRF, um policial e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram os primeiros socorros. Segundo o policial, foram realizadas manobras de “heimlich”, de massagem cardíaca e de inalação de oxigênio. Durante as primeiras manobras, a criança expeliu uma substância semelhante a leite.
Segundo a polícia, as massagens cardíacas continuaram até a chegada de uma equipe completa do Samu, que noticiou a morte da criança. O delegado plantonista foi acionado e solicitou a perícia, que constatou não haver líquidos na cavidade oral, nem indícios de asfixia mecânica ou picadas de insetos.
O caso foi registrado na Central de Polícia Civil de Campina Grande. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto de Polícia Científica (IPC). A causa da morte ainda não foi divulgada.