A Polícia Militar já prendeu 44 suspeitos de crimes, apreendeu 21 armas de fogo e recuperou 14 veículos roubados durante a operação de São João, conforme balanço parcial divulgado pela corporação no início da manhã deste domingo (25). As atividades de reforço da segurança para o período começaram às 18h da última quinta-feira (23) e vão até a madrugada desta segunda-feira (27).
Uma das armas de fogo foi apreendida dentro da festa de São João da cidade de Pocinhos, na última sexta-feira (24). Os policiais que reforçavam a segurança dos festejos no município abordaram Claudemir Afonso Lourenço, de 43 anos, após receberem a informação de que ele estava ameaçando pessoas no local e encontraram com o suspeito um revólver calibre 32. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil, no município.
Ao todo, a Polícia Militar reforça a segurança em 72 cidades que solicitaram, por meio de ofício, apoio na segurança para as festividades de São João. O efetivo de reforço, que atende ao planejamento prévio, inclui todas as tropas especializadas da corporação, a exemplo do Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Polícia Ambiental e Batalhão de Polícia de Trânsito.
O resultado final da operação será divulgado no começo da manhã desta segunda-feira (27), quando serão iniciadas as ações para o São Pedro.