“Política nunca mais!”. Foram essas palavras que o político do município de Juazeirinho, Fred Marinheiro, proferiu na manhã desta quinta-feira (21).
“Realmente, decidi me afastar totalmente. Já dei a minha contribuição como homem público. Só arrumei problemas e inimizades. Fiz uma reunião com a minha família e decidimos: ‘POLÍTICA NUNCA MAIS!!!'”, afirma categoricamente o ex-prefeito.
Médico de profissão, Fred disputou quatro eleições e ganhou todas. Em 1992 e 1996, foi eleito vereador e chegou a ocupar a presidência da Câmara.
Até os diais atuais, ele é o vereador mais votado da história do município com 703 votos conquistados em 1996.
Em 2000, após rachar com a família e aliar-se ao maior adversário do clã Marinheiro, dr Genival Matias (in memorian), Fred venceu a eleição para prefeito.
Quatro anos mais tarde, em 2004, tornou-se o único prefeito reeleito da história do município ao derrotar o agora adversário, dr Genival.
Voltou em 2012, mas com problemas na Justiça Eleitoral, não conseguiu registro de sua candidatura a prefeito pela oposição.
No entanto, ardiloso e matreiro, Fred empurrou o pleito com a barriga e jurando de pé junto que era candidato para, na véspera da votação, retirar o nome e ser substituído pela esposa, Carleusa Marques, que derrotou o então prefeito, Bevilacqua Matias, que concorria a reeleição.
Carleusa renunciou ao cargo definitivamente em maio de 2015 e Fred decidiu “pendurar as chuteiras”, politicamente falando.
Heleno Lima