Quase 4 mil pessoas participaram nesta segunda-feira (7), em Campina Grande, do Desfile Cívico-Militar, que marca as comemorações do Dia da Independência. Para assistir ao evento, a população lotou o trecho onde aconteceu o desfile, na avenida Flortiano Peixoto, no Centro da cidade, mas a Polícia Miltiar não informou a estimativa exata de público.
Uma das pessoas que assistia ao evento era o mototaxista Emerson Dantas, de 36 anos, que levou seu filho, David Gomes, de apenas 2 anos e oito meses, vestido a caráter. “Ele gosta muito da Polícia Militar, por isso que a gente o vestiu assim. É a primeira vez que ele acompanha, mas eu venho sempre. Quando ele crescer, ele vai ser policial. Eu e a mãe dele queremos que ele estude na escola militar”, afirmou Emerson, revelando que há policiais na família.
Ao todo, 42 entidades, entre forças militares, órgãos de segurança pública e instituições civis, participam do evento. O momento mais aplaudido pelo público foi a passagem das tropas militares, tanto a Polícia Militar, quanto o Exército e o Corpo de Bombeiros.
José Avelino, de 76 anos, reformado do Exército, afirmou que a parte que mais gosta é justamente a dos militares. “Eu venho todos os anos. Não lembro mais nem a primeira vez que vim. A parte dos militares é a melhor que tem, mas também gosto dos estudantes. Temos que dar o reconhecimento a eles também”, finalizou se dizendo um patriota, com a bandeira do Brasil nas mãos.
O desfile começou por volta das 7h30, com hasteamento da bandeira e apresentação da Banda Filarmônica Epitácio Pessoa e foi acompanhado por autoridades no palanque, como o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e comandantes da Polícia Militar e do Exército.