Após chamar Globo de ‘lixo’ repetidas vezes, Bolsonaro eleva gasto com publicidade na emissora em 75%. Apenas em 2022, a Globo já recebeu R$ 11,4 milhões do Planalto. Os dados são da Secom
Em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 75% o gasto com publicidade na Rede Globo de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O presidente tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar supostas obras e programas inaugurados.
De 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.
Pragmatismo Político
Rede Globo
Por reeleição, Bolsonaro aumenta verba de publicidade da Rede Globo
4 DE JULHO DE 2022 11:49
bolsonaro globo lixo
(Imagem: AFP)
Após chamar Globo de ‘lixo’ repetidas vezes, Bolsonaro eleva gasto com publicidade na emissora em 75%. Apenas em 2022, a Globo já recebeu R$ 11,4 milhões do Planalto. Os dados são da Secom
Em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 75% o gasto com publicidade na Rede Globo de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O presidente tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar supostas obras e programas inaugurados.
De 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.
Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país e apenas duas, “utilidade pública”.
Bolsonaro faz ataques contundentes à Globo desde a campanha eleitoral de 2018 e trata a emissora como “inimiga”. Até hoje, nas agendas oficiais do governante e em outros compromissos, é comum observar acusações infundadas, ofensas a profissionais da empresa (sobretudo jornalistas) e gritos de “Globo lixo” por parte dos apoiadores do presidente.
Nos dois primeiros anos da gestão federal, sob comando do bolsonarista Fabio Wajngarten, a Secom contrariou critérios técnicos e concentrou investimentos em publicidade nas emissoras concorrentes da Globo, em especial Record e SBT.
“A TV odiada agora ultrapassou oficialmente concorrentes como SBT e Record, emissoras de estimação do presidente. Se a Globo é ‘lixo’, o Planalto despejou em apenas seis meses mais de R$ 11 milhões na lixeira”, observou o jornalista Josias de Souza.