Por Zizo Mamede
Os acertos dos governos do Partido dos Trabalhadores são bem maiores do que os erros e não é possível imaginar como estaria o Brasil se o projeto de país liderado pelo PSDB tivesse seguido seu curso. – Isto em nada ameniza os malfeitos, os desvios éticos e os crimes de corrupção cometidos por figuras do PT. Quem for comprovadamente culpado tem que pagar na forma da lei.
Mas, só os tolos acreditam que a campanha sistemática para derrubar a presidente eleita democraticamente se justifica em nome do combate à corrupção, de punição por crimes eleitorais ou devido a incapacidade de governar o país. – Por trás da tentativa de golpe há interesses muito maiores de poderosos grupos empresariais nacionais e internacionais.
A tentativa de golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff e a perseguição insana contra o ex-presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores tem como principal objetivo desmoralizar um governo que tem um projeto desenvolvimentista para garantir vida digna a todas as brasileiras e a todos brasileiros. – Na linha de frente do golpe estão os paladinos do neoliberalismo com outro projeto de país.
A tentativa de golpe contra o mandato de Dilma Rousseff é um grande atentado contra a democracia brasileira, tão duramente conquistada na luta contra a ditadura militar – Um golpe travestido de legalidade para reduzir o crescente empoderamento econômico e político de crescente número de pessoas.
A tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e contra a democracia brasileira coloca em grave risco os direitos conquistados pelas trabalhadoras e trabalhadores no último século. Num eventual governo do PMDB em conluio com o PSDB e DEM tentarão fazer mudanças na CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, para atender aos grupos capitalistas que querem aumentar seus lucros reduzindo os ganhos do povo. – A propósito, leia-se o documento do PMDB, “Uma ponte para o futuro”.
A tentativa de golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e contra a democracia representa grave ameaça à política de reajustes e aumentos reais do salário mínimo, que tem elevado a qualidade de vida de milhões de famílias do Brasil, principalmente nas regiões mais pobres como o Norte e o Nordeste. – Os sucessivos aumentos no valor de compra do salário mínimo é um dos principais fatores de distribuição de renda e redução da pobreza no país.
A tentativa de golpe para derrubar Dilma Rousseff é uma ameaça contra todas as conquistas do povo brasileiro durante os governos do PT em todas as áreas das políticas públicas. – Golpistas querem priorizar o arrocho fiscal e a redução do tamanho do Estado para favorecer os rentistas, portadores de títulos da dívida pública e os bancos privados e especuladores em geral.
A tentativa de golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff e contra a democracia é para atender aos interesses de multinacionais do petróleo, que querem destruir e privatizar a Petrobras e entregar o Pré-Sal. Se isso acontecer, as riquezas tributárias do petróleo do país não serão mais usadas para desenvolver a indústria, a tecnologia e a engenharia nacional, nem para aumentar os investimentos em saúde e educação públicas do país. – O senador Serra (PSDB) já apresentou projeto para reduzir o papel da Petrobras na exploração do Pré-Sal.
O propósito do golpe contra o mandato de Dilma Rousseff esconde interesses internacionais de fragilizar o governo que aposta no fortalecimento do BRICS (grupo de cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para fazer o contraponto na geopolítica mundial e ao poderio econômico dos Estados Unidos e da União Europeia. – Neoliberais como Aécio Neves, Serra, Alkmin e FHC e gente confusa como Marina Silva não apostam no BRICS e o protagonismo do Brasil.
Em tempo: Quem leu, viu ou ouviu na imprensa notícia do recente relatório da CEPAL/ONU, que registra que entre os anos de 2014 e 2015 o Brasil tirou 2,75 milhões de pessoas da pobreza e da extrema pobreza? – Apesar da crise econômica, o país não perdeu o foco: acima de tudo a dignidade da população.