Prefeita de Monteiro participa da abertura dos trabalhos da Câmara de Monteiro

A Câmara Municipal de Monteiro iniciou nesta quinta-feira, 11, os trabalhos da 16ª legislatura. A sessão de abertura contou com a presença da prefeita Edna Henrique e do vice-prefeito Cajó Menezes.

A solenidade teve início às 20h:30 sob a presidência do vereador Givalbério Alves Ferreira (Bero de Bertino), que após decretar aberta a sessão convidou a prefeita Edna Henrique a fazer uso da palavra.

Em sua mensagem dirigida ao Poder Legislativo, a prefeita Edna Henrique disse de sua satisfação em poder participar da abertura dos trabalhos legislativos de 2016 e agradeceu o acolhimento que tem recebido dos vereadores que integram a Casa José Tomé Ferreira nos sete anos de sua gestão à frente do Poder Executivo de Monteiro.

“Divido com o poder legislativo a alegria das conquistas obtidas, pois sempre recebi nesta Casa o apoio necessário à execução dos nossos projetos. Registro as parcerias com o Governo Federal, lamentando não ter contado com parcerias na esfera estadual. Registro também o apoio dos nossos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, principalmente do deputado João Henrique. O sentimento de gratidão e de reconhecimento é extensivo ao vice-prefeito Cajó Menezes e toda nossa equipe de secretários, diretores, coordenadores e demais funcionários, pela dedicação no exercício de suas funções”, frisou a prefeita.

Em seguida a prefeita fez um resumo das ações implantadas entre os anos de 2009 e 2015.

Confira na íntegra o pronunciamento da prefeita Edna Henrique:

Senhor presidente da Câmara Municipal, vereador Givalbério Ferreira,

Demais membros da Mesa Diretora,

Senhores vereadores, Senhora vereadora,

Demais autoridades,

Servidores Municipais,

Meus senhores, minhas senhoras:

Com muito prazer compareço hoje a esta Casa Legislativa na abertura dos trabalhos de 2016, na qualidade de gestora municipal, não apenas no cumprimento de um dever institucional, mas, acima de tudo, em respeito e consideração ao povo monteirense, aqui representado pelos dignos pares que compõem este parlamento.

Desejo fazer uma breve prestação de contas do que conseguimos fazer juntos, ao longo dos 7 anos de mandatos conferidos pela maioria do nosso povo. Ao mesmo tempo, quero apresentar os projetos e ações em andamento, que fazem parte das metas administrativas.

Divido com o poder legislativo a alegria das conquistas obtidas, pois sempre recebi nesta Casa o apoio necessário à execução dos nossos projetos. Registro as parcerias com o Governo Federal, lamentando não ter contado com parcerias na esfera estadual. Registro também o apoio dos nossos representantes no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, principalmente do deputado João Henrique. O sentimento de gratidão e de reconhecimento é extensivo ao vice-prefeito Cajó Menezes e toda nossa equipe de secretários, diretores, coordenadores e demais funcionários, pela dedicação no exercício de suas funções.

Do ano de 2009 até 2015, dentre inúmeras obras e ações, destacamos:

Na SAÚDE a construção da UPA 24 HORAS e o SAMU 192; reforma e ampliação do Centro da Mulher, CEMED e CAPS; implantação do Centro de Imagem, reforma do prédio para a instalação da Central de Marcação, modernização do Laboratório de Análises Clinicas, Centro de Reabilitação e CEMAN; reforma do prédio da Farmácia Popular e implantação da Farmácia Geral da Atenção Básica; construção do PSF 7 (Alto da Bela Vista), PSF 9 (Rua do Cemitério) e PSF 11 (Cacimba de Cima); reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde da Vila Popular, Vila Santa Maria, Santa Catarina, Pitombeira, Mulungu, Matadouro e Alto do São Vicente.

Estão em andamento: Academias de Saúde; PSF do Mocó; ampliações dos postos de saúde âncoras nas comunidades de Ipueira Funda, Malhadinha, Queimadas, Bom Nome, Jabitacá, Boa Esperança, Tapagem e Olho D’Água do Silva.

Na EDUCAÇÃO, dentre outras ações, construímos a Escola Tiradentes e um Anexo, Creches Ana Raposo e Francisca Mineiro, reforma do prédio para a nova sede da Secretaria de Educação, perfuração e instalação de 10 poços nas escolas da zona rural, construção de Quadras Poliesportivas nas escolas de Queimadas, Boa Esperança e Santa Catarina.

Estão em construção Escolas em Cacimba de Cima, Santa Catarina e Queimadas; construção da Quadra coberta na Vila Popular, Vila Santa Maria e Mutirão; reforma do prédio para a instalação do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Educacional – NAPES.

Valorizamos os servidores da Educação, entregando Note Books e Lap Tops, oferecendo capacitação e pagando o décimo quarto salário e reajustando anualmente o Piso Nacional.

Estamos com perfuração e instalação de poços, construção de cisternas nas Escolas da zona rural e urbana, além de instalações de laboratórios de informática, com informatização de 100% das Escolas.

Na AÇÃO SOCIAL, destacamos a reforma dos prédios do CREAS, a sala do Conselho Tutelar, o PETI, o Centro de Fortalecimento de Vínculos, o CRAS, o Programa Sopa da Gente e seus pontos de distribuição.

Adquirimos e reformamos o prédio para a nova sede da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Viabilizamos a construção do Conjunto Habitacional Joca Henrique, com 60 casas e do Conjunto Habitacional sub 50, também com 50 casas.

Estão em andamento Construção da Cozinha Comunitária e a Unidade de Distribuição de Alimentos.

Na área da CULTURA e do TURISMO, fizemos reforma e ampliação do prédio para a instalação do Museu; reforma e modernização do Teatro Jansen Filho e do Centro Cultural Alexandre da Silva Brito; reforma e instalação do prédio da Banda Filarmônica.

Em parceria com o SESI, viabilizamos a construção da Biblioteca do Conhecimento na Praça Nilo Feitosa.

Adquirimos fardamento para a Banda Filarmônica; instalamos placas de sinalização nos pontos turísticos do município.

Realizamos Festival de Violeiros, Festival Zabé da Loca, comemoração dos 120 anos de Pinto do Monteiro, Festival Internacional de Folclore; apoiamos a Cruzada Evangelística, Festa da Padroeira, Encontrão Alternativo e outros eventos, a exemplo do EMOCAP.

Estruturamos e promovemos o São João de Monteiro, transformando-o num dos maiores eventos da Paraíba.

Na área de ESPORTES realizamos reforma e manutenção do Estádio Feitosão; manutenção dos campos na zona rural, onde acontece o Campeonato Ruralzão; construção de Quadras de Areia na Praça da Vila Popular, Praça Josenildo Ferreira da Costa (por trás da Pousada dos Poemas), Praça em frente ao Cemitério e Praça dos Pereiros.

Está em andamento a construção do Ginásio Poliesportivo O Chicão.

Demos incentivos financeiros às equipes através de premiações; padrões e bolas a todas as equipes no Campeonato Ruralzão; incentivo aos ciclistas com o Pedala Junino; incentivo ao atletismo com a Corrida de Fogueira.

Na INFRA ESTRUTURA urbana realizamos 1ª Etapa do Parque das Águas; 1ª Etapa do Parque da Cidade; construção das Praças da Vila Popular em frente ao PSF; Praça Josenildo Ferreira (por trás da Pousada dos Poemas); Praça dos Pereiros; Praça do Alto do São Vicente; da Praça José Tomé (no Bairro do Braz); da Praça Claudeci Ferreira (em frente a Rogério Serigrafia) e da Praça Francisco de Assis Neves Nóbrega (localizada em frente ao Cemitério); reforma, modernização e iluminação da Praça Pinto do Monteiro; Praça da Saudade; Praça João Pessoa e Praça Major Nilo Feitosa.

Melhoramos consideravelmente a iluminação pública com modernização e aquisições de postes na Avenida principal; iluminação e modernização nas margens da BR 412; iluminação, modernização e construção de canteiros em várias ruas e iluminação no Cemitério Público.

Tivemos a ousadia de municipalizar o trânsito, com sinalização e instalação de semáforos, tornando-o moderno e organizado.

Fizemos também, entre outras obras, a reforma e ampliação do Cemitério Público; reforma e modernização da Central de Velório; construção da 1ª Etapa do Esgotamento Sanitário; pavimentação de ruas na Vila Popular, Vila Santa Maria, Feliz Retiro e Alto do São Vicente.

Temos obras em andamento, a exemplo da 2ª Etapa do Parque da Cidade; pavimentações na Vila Popular; reforma, ampliação e modernização do Mercado Público.

Na ADMINISTRAÇÃO fizemos reforma e instalação do Almoxarifado Central; instalação da Garagem para a frota municipal, hoje com mais de 100 veículos adquiridos na atual gestão; reforma do prédio e modernização do Complexo Administrativo no 1º andar acima da agência do Banco do Brasil; reforma do prédio, ampliação e instalação da Comissão de Licitação; reforma do prédio e instalação da Procuradoria Municipal.

Na área RURAL do nosso município investimos em construção e reforma de Casas de Taipa; construção de 315 cisternas; abastecimento completo nas comunidades de Santa Catarina, Mulungu, Bredos, Boa Esperança, Serrote e Cacimba de Cima; perfuração e instalação de dezenas poços; abastecimento com Carro Pipa; construção de açude na comunidade Mocó de Cima.

Estão em andamento: Abastecimento de Água completo nas comunidades de Barreiros, Queimadas e Pitombeira; construção de Cisternas em convênio com o Patac; construção de Cisternas Comunitárias; restauração e manutenção de Poços; limpeza de barreiros; construção de cacimbas e manutenção de estradas.

Realizar tudo isso não foi fácil, porque recebemos o município com diversas pendências e tivemos que negociar e amortizar. Mas com muito controle, planejamento e organização, conseguimos implantar e manter um modelo administrativo que hoje é referência para outros municípios e para outras regiões. Elegemos com bandeira principal da nossa gestão o equilíbrio financeiro, mantendo o pagamento do valoroso funcionário público rigorosamente em dia e no mês trabalhado, além da pontualidade do pagamento aos fornecedores e prestadores de serviço, o que tem sido fundamental para o fortalecimento do comércio e o crescimento econômico da cidade.

Enfrentamos dificuldades, mas sempre estivemos, estamos e estaremos determinados a cumprir o nosso dever, contribuindo para que esta cidade prossiga com seu ritmo de desenvolvimento econômico-social, buscando a continuidade de ser uma cidade reconhecida por sua qualidade de vida

Monteiro hoje está diferente. A cidade cresce a passos largos. Nesses 7 anos, juntos, construímos no presente e preparamos a estrada para o futuro. Nivelamos o terreno, colocamos os dormentes, montamos os trilhos, sinalizamos os direcionamentos, colocamos a locomotiva no caminho certo e o trem do progresso está a pleno vapor. Vivenciamos hoje um momento decisivo para o futuro da cidade e dos nossos conterrâneos.

Mas precisamos dar sustentabilidade a este processo e o trabalho não pode parar. Está chegado o tempo em que o nosso povo vai escolher soberanamente o destino desta terra, decidindo quem estará governando o município.

Não tive a felicidade de nascer biologicamente nesta linda cidade, porém aprendi a amá-la e me preocupo com seu destino. Por isto conclamo a todos para que demonstremos amor verdadeiro a Monteiro, sabendo escolher para gerenciar a partir do próximo ano quem realmente tenha competência e compromisso com o bem público. Que o sentimento de amor a Monteiro esteja acima de qualquer projeto pessoal e que Deus ilumine a consciência de cada monteirense para que saibam colocar no comando da máquina administrativa do município quem possa continuar conduzindo bem os vagões, pelo trilho certo.

Finalizo agradecendo a Deus e ao povo por confiar em nosso trabalho, deixo em nome da nossa administração um grande abraço a todos e a todas.

VIVA MONTEIRO!!!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar