Foi realizada uma audiência na manhã desta terça-feira, 19, com a presença dos representantes de diversas classes do funcionalismo, dos vereadores Lito de Dona Socorro (Presidente da Câmara), Cajó Menezes, Juraci Conrado, Cícero do Mulungú, Bião Nunes, e Sargento Farias, e a prefeita. As principais pautas do encontro foram, a implantação do PCCR para todas as classes, e a implantação das 30 horas do magistério.
A prefeita afirmou que está à disposição para atender ambas as pautas, além de outras, e agradeceu ao presidente Lito pela articulação do encontro e pela participação do legislativo nesta luta. Ela explicou ainda que o atendimento dos pedidos depende dos repasses do tesouro nacional cuja definição dos valores para 2024 só acontece em fevereiro próximo.
“Vamos ver os valores dos repasses e de forma gradativa faremos as atualizações necessárias para todas as classes. Estamos com todos os cálculos em mãos e estudando, além de que estamos recebendo informações sobre situações isoladas”, afirmou.
“É claro que eu queria ser a gestora que melhor pagou e mais implantou benefícios para os servidores na história, mas não posso gerar expectativas que não estão ao nosso alcance transformar em realidade”, complementou.
Em comum acordo entre a gestão, o legislativo e os próprios servidores, ficou agendada uma nova reunião para o dia 21 de fevereiro, primeira quarta-feira após o carnaval do próximo ano, data em que o executivo já terá em mãos os valores dos repasses do tesouro nacional e serão definidas todas as situações.
“Avançamos muito em nossa gestão. Implantamos conquistas para várias categorias, como a insalubridade, atualização de piso de diversas categorias, mas enfrentamos dificuldades como os aumentos de valor de salário mínimo que impacta na folha, e principalmente a queda de repasses federais”, explicou.
“Mas quero tranquilizar a todos de que estamos calculando os valores, fazendo o cálculo dos impactos, e de forma gradativa serão feitas as atualizações. Vamos nos reunir novamente no dia 21 de fevereiro e já teremos uma ideia do quadro de valores que poderemos repassar”, finalizou.
Ao final da reunião, o representante do Sindicato dos Servidores Municipais do Cariri, professor Eliverson Oliveira e outros servidores, agradeceram a postura da gestão. “Agradecer, pois sempre somos bem recebidos quando provocamos a gestão. Vamos dar este prazo até 21 de fevereiro na certeza e na confiança de que a prefeita Lorena, nos trará boas notícias, após o próximo carnaval”, disse um dos servidores.
Infere-se uma expectativa geral dos servidos municipais de Monteiro, a possibilidade da aprovação do PCCR e outros benefícios. No entanto, para alcançar esse desiderato, fica condicionado aos repasses do Tesouro Nacional, previsto para fevereiro próximo.
Em síntese, apesar dos ínfimos recursos financeiros disponíveis, a Prefeita Lorena faz, e buscar fazer o melhor para os servidores e seus Munícipes.