Reconhecer, valorizar e contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da caprinovinocultura no Cariri da Paraíba. Essa é a proposta da Expoprata, evento que chega a sua oitava edição em 2022, integrando empreendedorismo, cultura, gastronomia e artesanato no município de Prata. A programação gratuita, que conta com o apoio do Sebrae/PB, teve início na última terça-feira (23) e se estenderá até o próximo domingo (28), no Centro de Eventos Agropecuários Jessé Salvador de Lima.
De acordo com os organizadores, além de incentivar novas oportunidades de negócios, o evento também é uma celebração da importância da caprinovinocultura para o desenvolvimento econômico e social da região. Conforme dados de 2020 da Pesquisa Pecuária Municipal, realizada pelo IBGE, o rebanho caprino do município de Prata conta com 6.785 animais, número que registrou crescimento de 52% em cinco anos, uma vez que em 2016 o rebanho da cidade era composto por 4.462 cabeças.
Além disso, o município de Prata também é um dos principais produtores de leite de cabra da Paraíba. Apenas em 2021, foram retirados 310.925 litros da Usina de Beneficiamento do Leite de Cabra, mantida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata (Accop). Ao visitar a Expoprata, nesta quinta-feira (25), o diretor técnico do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, reafirmou o apoio da instituição a cadeia produtiva da caprinovinocultura, e aos pequenos negócios do segmento, considerando a sua importância econômica e social para o Cariri paraibano.
“A grande importância da Expoprata é fazer com que os empreendedores da área rural, que atuam na caprinovinocultura, possam mostrar seu trabalho e seus produtos. O Sebrae está desde a primeira edição apoiando o evento, além de contribuir para a estruturação da caprinovinocultura no Cariri paraibano. Com isso, podemos ver nitidamente toda a evolução da cadeia produtiva e como a comunidade absorve muito bem essa atividade econômica”, pontuou.
Ainda conforme o diretor, há mais de duas décadas o Sebrae tem contribuído decisivamente para a estruturação dessa cadeia produtiva. “Existia, no Cariri, pessoas que apenas criavam os animais e os vendiam depois de um tempo para atender as suas necessidades de sustento. O nosso trabalho foi mostrar que existia outro lado da moeda, mostrar que aquilo poderia se transformar em um negócio para gerar ainda mais renda, com a produção de leite e derivados, produção de carne e de derivados do couro. Com esse trabalho, que continua evoluindo, o Sebrae se sente extremamente contemplado em ver que aquilo que ele vem fazendo ao longo do tempo está gerando os efeitos esperados, mostrando toda a capacidade produtiva, técnica e empreendedora do Cariri paraibano”, acrescentou Luiz Alberto.
Por sua vez, o prefeito de Prata, Genivaldo Tembório, destacou a importância do evento para a economia da cidade, enfatizando também a contribuição do Sebrae para a realização da Expoprata. “Esse evento começou pequeno e muita gente, assim como o Sebrae, contribuiu para que ele chegasse ao ponto que chegou. A cidade está lotada e já estamos planejando como faremos uma edição ainda maior em 2023”, acrescentou o gestor.
Programação – A 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata segue com sua programação gratuita até o próximo domingo (28). Entre os destaques da edição 2022, estão os torneios leiteiros, Festival Cultural Gastronômico, 3° Leilão Genética Prata, Festival de Violeiros, 4° Circuito Apacco de Caprinos e o Encontro da Rede de Mulheres Empreendedoras do Cariri. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no endereço https://prata.pb.gov.br/.
Sebrae 50+50 – Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país. (Com Cariri em Ação)