O Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro pediu e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) em Recife acatou um pedido de afastamento do prefeito de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz. O afastamento perdurará por 180 dias ou até o fim da instrução processual. Se a ação for aceita, o cargo será ocupado pelo vice-prefeito.
Segundo o MPF/PB, em 2010 o prefeito efetuou pagamentos fraudulentos referentes à remuneração de médica que não mais integrava o quadro de funcionários do município. O dano aos cofres públicos seria de R$ 20.743,82.
Fernando lembrou, entretanto, que essa denúncia foi feita por opositores à época das eleições municipais e quando do julgamento das contas de 2010 pelo Tribunal de Contas do Estado, o processo foi arquivado por falta de provas nas acusações. O prefeito teve inclusive suas contas de 2010 aprovadas pela Corte do TCE-PB.
O gestor estuda uma liminar para anular os efeitos dessa decisão e se manter no cargo outorgado pelo povo, sem que denúncias pontuais que estão sendo esclarecidas retirem a legitimidade das urnas e da população que sabe o compromisso da gestão em segundo mandato. Vale destacar que o prefeito Fernando Queiroz tem aprovação superior a 70% em todos os levantamentos já realizados até aqui.