Durante uma entrevista à rádio Cidade FM, o prefeito de Sumé, Éden Duarte, revelou quais serão os próximos passos do Partido Liberal (PL) nas eleições municipais de 2024. Em uma fala franca, Éden discutiu a quebra de um acordo político e as estratégias futuras do PL.
Segundo o prefeito, um acordo pré-estabelecido foi desfeito de última hora, alterando o planejamento do partido para a indicação do candidato a vice.
“Começou representando o Partido Liberal (PL) para que fizéssemos uma composição de indicação do candidato a vice na chapa. Nessa reunião, fizeram uma situação e eu disse: ‘Olhe, então na sexta-feira, que seria hoje, eu anuncio quem é que o partido irá indicar.’ Entretanto, no próprio sábado, o acordo foi quebrado,” disse.
Éden explicou que a decisão que havia sido tomada foi revertida, causando frustração e necessidade de novas negociações.
“Aquilo que tinha sido dito que o PL ia indicar, disseram que não, não vai ser assim, vão analisar com os outros partidos. Mas os outros partidos já tinham tomado suas decisões. Se não queriam fazer acordo, dissessem que não tinha acordo. Ninguém é obrigado a fazer acordo. Agora, quando se faz um acordo, tem que cumprir a palavra, Jaqueline. Isso é muito claro, muito simples,” falou.
O prefeito enfatizou sua frustração com a quebra do acordo e a necessidade de clareza e transparência nas negociações.
“Isso estava acordado, acertado, alinhado comigo, que represento o PL de Sumé, com o deputado federal Wellington Roberto, grande carreador de recursos para o município de Sumé. Uma coisa muito simples. Se não queriam, era só dizer: ‘Eu não posso porque eu tenho outro acordo.’ Eu não consigo entender isso e, ao mesmo tempo, entendo, mas não aceito a forma como as coisas foram feitas. Só é dizer: ‘Não quero, não tem apoio.’ Então, já que não nos cabe, já que não cabe ao PL, o PL vai tomar o seu rumo,” reafirmou.
Ao retornar à cidade, Éden iniciou conversações com seu grupo político para redefinir a estratégia do PL nas eleições deste ano.
“Eu voltei para a cidade agora, cheguei às 4 da manhã em casa. Estou conversando com o nosso grupo político, com as nossas bases, com as pessoas que gostam do nosso trabalho, que acreditam no nosso trabalho e que sempre estiveram ao nosso lado, para nós podermos marcar aí um anúncio da posição do PL,” comentou.
O prefeito ressaltou que o PL irá definir sua posição em breve, considerando todas as opções disponíveis.
“O PL vai ter posição. Ele tem duas saídas: ou apresenta um candidato ou faz composição com outro partido. Eu tô dialogando, tô conversando. Eu converso com as pessoas. Agora, eu, você ou qualquer outra pessoa, quando conversa, faz um alinhamento, faz um acordo, tem que fazer para cumprir. Para não cumprir, não precisa fazer, não é verdade?,” ratificou.
Éden reafirmou seu compromisso com a responsabilidade e a transparência, sublinhando sua história de coerência e dedicação ao município.
“Então é isso, tô conversando, tô tranquilo, minha consciência absolutamente tranquila de todos os passos que dei com responsabilidade. Cumprindo com a minha história de ser coerente, de ter responsabilidade, de ter palavra, de ter posição. E nunca pensei em interesse meu. Pensei sempre em interesse melhor pela cidade, para as pessoas que acreditam em nosso trabalho, para o nosso partido e para nossos aliados,” abordou.
O prefeito concluiu destacando a união do partido e a importância de tomar decisões claras e firmes.
“Vou conversar com as bases, com o partido. O partido está unido, isso é muito importante. Nós temos 12 excelentes nomes para disputar a Câmara Municipal. Esse bloco todo vai estar junto conosco na decisão que nós tomarmos. Muito em breve, alguns jornalistas inclusive ligaram. Venha para cá, venha me dizer. A gente tem tido essa parceria de muito tempo aí com a rádio Cidade, com a credibilidade do seu trabalho, e é importante que nós possamos dizer para as pessoas,” finalizou.
Finalizando, Éden expressou seu compromisso com a honestidade e o bem-estar do município, reforçando a confiança que as pessoas depositam nele.
“Queriam muito um pronunciamento meu hoje em relação, mas o pronunciamento era pra indicar o vice. Mas como houve a quebra do acordo, eu estou reavaliando a base para tomar uma posição. Mais uma posição eu não fico em cima do muro. Minha história de lutas, minha história de dificuldades, mas sempre as enfrentei de cabeça erguida, com o coração aberto, com a vontade de fazer, de enfrentar e sempre tendo Deus ao meu lado, sempre me apontando os caminhos para que eu faça melhor. Não por mim, mas por nosso município, pelo nosso povo, e mantendo a minha palavra e a confiança que as pessoas têm em mim,” concluiu.