O prefeito Éden Duarte e o secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Branco Xiliu, estiveram recentemente na sede da Filarmônica Municipal “Maestro Antônio Josué de Lima”, na rua do calçadão, anunciando o aumento de 100% nas bolsas dos alunos/músicos que atuam na banda.
Em números reais, a partir de janeiro de 2024 serão R$ 10 mil mensal investidos em bolsas como forma de incentivo ao estudo da música. Além disso, o prédio da Filarmônica passará por uma reforma que dará mais visibilidade a sua estrutura, os instrumentos serão reformados e outros novos serão adquiridos.
Na gestão de Éden a Filarmônica ganhou um prédio novo, mais amplo, com acessibilidade, uma sala de ensaio climatizada com revestimento acústico, que contribui de forma técnica para a qualidade das atividades, novas salas de aula e câmeras de segurança.
O prefeito destacou que “ao longo dos anos demos total apoio para melhorar as condições para os músicos, mantendo em dia a bolsa de estudos, reformando e comprando novos instrumentos, entregando uniformes, possibilitando a mudança de vida de dezenas de pessoas que fazem parte dessa banda, nosso patrimônio cultural”, disse Éden.
Atualmente, a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima é regida pelo Maestro Diego Bruno de Souza, professor de música concursado e efetivo da Prefeitura de Sumé e composta por 43 membros, destes, 35 são bolsistas, todos do município de Sumé.