João Pessoa vai reabrir bares, restaurantes e academias com 50% de capacidade. O anúncio foi feito pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), durante live transmitida nesta sexta-feira (24) e é válido como a quarta etapa do plano de flexibilização da economia por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Conforme o prefeito, bares, restaurantes, lanchonetes e cafeterias vão funcionar das 7h às 10h, 12h às 16h e das 18h às 22h. A mesma medida vale para restaurantes que funcionam dentro de shoppings. Já quiosques e bares da orla de João Pessoa podem funcionar no mesmo horário, mas sem a permissão de colocar mesas na faixa de areia. O banho de mar e a utilização da faixa de areia continuam proibidos.
O prefeito também liberou o funcionamento de academias. Outra liberação é válida para alunos de faculdades particulares que estejam no último período do curso para realização de estágios e atividades em laboratório. Segundo o prefeito, a medida foi tomada para que os alunos possam ter o diploma ainda dentro deste semestre.
“Quem fez isso [flexibilizou sem critérios] teve que recuar e aqui nós estamos no caminho certo. Vamos dar início a quarta etapa da flexibilização. Ainda não temos o isolamento ideal, mas percebemos muita gente compreendendo a necessidade de ficar em casa e só sair em caso de necessidade ou ir trabalhar”, afirmou Cartaxo.
Regras
Para funcionar, será necessário respeitar as chamadas ‘regras de ouro’, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metro e disponibilização de álcool gel. Ficam proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servidos por atendentes do próprio restaurante.
As praças de alimentação de shoppings e centros comerciais permanecem funcionando apenas com os serviços de delivery e drive thru. Bares e restaurantes de shoppings que possuem mesas dentro de seus próprios estabelecimentos, poderão abrir respeitando a regra dos 50% de capacidade.
As academias de ginástica também devem respeitar as regras de ouro e retomam com 50% da capacidade para atividades individuais e seguindo agendamento prévio. As academias devem manter as máquinas distanciadas umas dos outras e realizar a limpeza com álcool 70% a cada uso. Estão vedadas aulas coletivas, como ginástica e dança.