Acompanhando os demais municípios da Paraíba, a prefeita Edna Henrique confirmou que o município de Monteiro aderiu à manifestação que deve paralisar os serviços de administração das prefeituras nesta quinta-feira, dia 24 de setembro. A queixa dos prefeitos seria a queda das receitas e o aumento das despesas, fato que estaria levando os Municípios a graves problemas financeiros.
Segundo a prefeita Edna Henrique, a paralisação tem o apoio da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, e o principal motivo é a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que, desde janeiro deste ano, estaria acumulando uma queda de 2,5% junto com a inflação.
Edna Henrique disse que, assim como as demais prefeituras, serão mantidos apenas os serviços essenciais para que não haja prejuízo para a população. “A sociedade precisa saber das dificuldades que os municípios estão enfrentando. O salário mínimo aumentou, o custo dos combustíveis aumentou, energia elétrica subiu muito acima da inflação, e a receita não acompanha esse aumento de custo, causando preocupação e perspectivas desanimadoras para o futuro”, revelou.
A prefeita já anunciou uma série de mudanças administrativas, a exemplo do expediente em turno único (das 07h:00 às 13h:00), a redução de diárias, uma controle mais rígido nas despesas com combustível e material de consumo, entre outras medidas.