A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aderiu na última terça-feira, 29 de novembro, ao Programa Primeira Infância – Criança Feliz no SUAS – Sistema Único de Assistência Social. O programa fará um atendimento domiciliar, uma vez por semana, avaliação médica, pedagógica e psicológica.
Com o atendimento de gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias, o Programa Primeira Infância terá por prioridade o acompanhamento dos beneficiários dos Programas Bolsa Família; Prestação Continuada; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar.
Os objetivos do Criança Feliz são da promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; o apoio à gestante e à família na preparação para o nascimento e nos cuidados desde a 28.ª semana de gestação até o 7.° dia de vida do recém-nascido fortalecendo assim os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária atendida também mediando o acesso serviços públicos de que necessitem.
“O Programa Criança Feliz vêm agregar ainda subsídios para que haja o bom desenvolvimento das funções cognitivas, emocionais e sociais dos pequeninos no intuito de que elas venham ter um bom rendimento na idade escolar e posteriormente uma vida bem-sucedida no tocante aos estudos e à convivência social”, disse Maria Tânia, Secretária de Desenvolvimento Social.