A Prefeitura Municipal de Monteiro, através da Secretaria de Planejamento, apresentará na próxima quinta-feira, dia 10, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores o projeto final do Plano de Saneamento Básico do Município.
A apresentação acontecerá no plenário da Casa Legislativa, às 19h:30, oportunidade que serão debatidos temas sobre a importância da gestão de resíduos e da rede de esgotos, com o objetivo de auxiliar na implementação do plano e na sua gestão.
O projeto de Saneamento Básico do de Monteiro, um dos primeiros da Paraíba e o único do Cariri paraibano até o momento é complexo e tem validade para 20 anos, sendo um dos principais projetos para que o município possa pleitear verbas junto ao Governo Federal para as obras estruturantes no tratamento de resíduos sólidos (o lixo), esgotamento sanitário, drenagem e abastecimento de água.
A empresa licitada para a realização do plano foi a Ecolibra, do Estado de Santa Catarina, e investiu R$ 200 mil para concluir todo o diagnóstico das necessidades de Monteiro quanto ao saneamento. O plano é uma condicionalidade exigida pelos Governos Estadual e Federal para que as cidades recebam grandes investimentos de recursos para o setor.
Segundo o secretário de Planejamento, Clênio Nóbrega, a empresa começou os trabalhos há cerca de 1 ano e agora a peça passará pela análise dos vereadores, e, quando aprovada se tornará lei que valerá por 20 anos.
O plano concluído prevê, por exemplo, a possibilidade de construção de um aterro sanitário no município ou ainda uma parceria público-privada para implantação de uma indústria de aterro energético que transformará o lixo de Monteiro em energia, gerando assim emprego e renda no município, além de uma interação entre as secretarias municipais possibilitando uma reeducação sócio educativa sobre a reciclagem e coleta seletiva.