O município de Monteiro sai na frente e será o primeiro da Paraíba a possuir um programa de renda próprio, financiado com recursos do tesouro municipal. Graças à iniciativa da prefeita Edna Henrique, o município idealizou um projeto que garantirá renda mínima a famílias carentes do município e que não sejam atendidas por outros programas sociais.
Um requerimento do vereador e presidente do Poder Legislativo, Bero de Bertino, foi aprovado nesta última sessão autorizando a criação de um dos mais importantes programas sociais da história do município, o Garantia de Renda Mínima de Monteiro.
O programa será destinado a pessoas ou famílias que se encontram em situação precária social e/ou em situação de risco social, que não sejam beneficiárias de outro Programa Social similar, em especial o programa “Bolsa Família” do Governo Federal. A seleção das famílias se dará através dos dados constantes no CADÚNICO do Município.
São consideradas em situação de vulnerabilidade as famílias ou pessoas que se encontram em situação de fragilidade pessoal e social por decorrência da impossibilidade de geração de renda e por mudanças de vida natural ou social, expostas às situações de violação de seus direitos, caracterizando risco social.
Pelo projeto, a Prefeitura de Monteiro deverá pagar uma bolsa de 50 a 100 reais às famílias beneficiadas de acordo com os critérios do programa.