Uma biblioteca para cada escola da rede municipal de ensino de Monteiro. Este foi um projeto criado pela Secretaria de Educação do município, que com recursos próprios, adquiriu mais de 7 mil livros e está implantando em cada unidade de ensino uma biblioteca com exemplares para todo o público assistido pela educação municipal.
Segundo Ana Lima, uma das coordenadoras do projeto, a iniciativa visa estimular as atividades de leitura de forma a contribuir na formação de futuros cidadãos, além de colocar à disposição de professores e alunos, um acervo capaz de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
Ao todo, a Prefeitura de Monteiro investiu cerca R$ 200 mil na aquisição de 7.300 livros voltados à Educação infantil, além do Ensino Fundamental 1 e 2. Os exemplares serão distribuídos de acordo com o tamanho da escola, mas servirão para implantação de uma biblioteca escolar em cada unidade, tanto na zona urbana como na zona rural.
“Nossa idéia é transformar as bibliotecas no ‘coração da escola’, um centro dinâmico, que atuando em consonância com a sala de aula participará em todos os níveis e momentos do processo de desenvolvimento curricular. O acervo de material e de leitura é bastante diversificado, organizado, acessível a alunos e professores e adaptado às aspirações do momento”, pontuou Ana Lima.