Pensando na retomada das aulas neste ano letivo de 2021 com segurança e eficácia no ensino, a Secretaria de Educação de São José dos Cordeiros, sob o comando da secretária Flávia Dowsley, elaborou um Plano Estratégico de Retorno às Aulas. Nele, a Secretaria definiu não apenas uma previsão de calendário escolar para este ano, como medidas de segurança sanitárias para evitar o contágio da Covid-19 entre profissionais e estudantes.
De acordo com o plano, as aulas retornarão inicialmente ainda de forma remota. A previsão de início do ano letivo é em 08 de fevereiro. Em Março, acontece paralelamente as aulas a Jornada Pedagógica, com atividades virtuais e presenciais voltadas aos professores. Em Abril, haverá o retorno gradativo às aulas presenciais para aos alunos da zona rural e turmas CEJA (educação de jovens e adultos). Em maio, a Secretaria de Educação prevê o retorno presencial às aulas a todos os alunos da rede municipal. De acordo com a secretária Flávia Dowsley, a determinação do prefeito Felício Queiroz foi de disponibilização de todos os recursos possíveis para preparação do ambiente escolar para este novo momento de retomada e início do ano letivo. Por isso, o plano contempla não apenas um retorno gradual as aulas presenciais, já que a vacina ainda não chegou para todos os públicos, mas um leque de ações nas escolas somado a um trabalho educativo, que promoverá uma cultura de preservação à saúde entre alunos e profissionais da educação.
Dentre as ações e melhorias que serão realizadas estão a instalação de dispenser de álcool em gel; sinalização de rotas nas escolas para que os alunos mantenham distância entre si; distribuição de EPIs e máscaras; aquisição de tapete com solução higienizadora; desativação de bebedouros com disparo para boca e incentivo à utilização de garrafinhas individuais; aquisição de termômetros digitais; atendimento psicológico, com profissionais capacitados; higienização constante dos veículos escolares, entre outras.
A Secretaria de Educação ainda prevê no plano que quando do retorno às aulas presenciais haverá redução de alunos por turmas, carteiras distanciadas uma da outra, ajustamento da carga horária, alternância entre aulas presencial e remotas, além de horário de aulas e intervalos diferenciados entre os grupos de estudantes.
O prefeito Felício Queiroz parabenizou a secretária de educação Flávia Dowsley e sua equipe pela elaboração antecipada do plano e afirmou que a administração não medirá esforços para cumprimento do planejamento e para dar plenas condições de uma retomada segura das aulas e serviços educacionais no município.