A Prefeitura de Sumé tem intensificado os trabalhos na zona rural do município com as novas máquinas agrícolas. Em cinco anos, a administração municipal conseguiu ampliar a sua frota que hoje conta com 10 novas máquinas e equipamentos agrícolas. O custo das máquinas chegam em torno de R$ 4 milhões, sendo R$ 247 mil em contrapartida da Prefeitura de Sumé.
Em convênios celebrados com o Governo Federal, foi possível comprar três caçambas, um caminhão pipa, dois tratores, duas retroescavadeiras, duas motoniveladoras e uma grade aradora, além de três motoensiladeiras, que servem para preparar forragem de capim, sorgo, cana-de-açúcar e outros alimentos para os rebanhos.
As máquinas estão sempre trabalhando na zona rural, realizando serviços de recuperação de estradas vicinais para melhorar o acesso às comunidades e o escoamento de produtos agrícolas.
A prefeitura também realiza constantemente a recuperação de barragens e cacimbas. O caminhão pipa adquirido abastece diariamente cerca de 10 famílias, da zona urbana e zona rural. O caminhão ajuda a levar água às pessoas que precisam de abastecimento, mas que não são atendidas por carros pipa do Exército, além de servir na zona urbana em casos de falta d’água na cidade.