A Prefeitura de Sumé continua trabalhando no projeto de transferência da feira de caprinos e ovinos do bairro do Mandacaru para o Parque de Exposição João Albino Pedrosa, localizado ao lado do campus da UFCG.
Na última terça-feira (16/03), mais uma reunião foi realizada entre a Prefeitura de Sumé, CDSA, Sebrae e Defesa Agropecuária para tratar do assunto. O próximo passo agora será preparar a minuta do convênio a ser celebrado entre a Prefeitura e o CDSA, fazer a limpeza de toda a área para que a feira passe a ser comercializada no novo local.
De acordo com o consultor do Sebrae, Germano, a mudança da feira será um novo espaço para o empreendedorismo na cidade, com as parcerias formadas, o potencial da comercialização em Sumé poderá ser aumentado, já que neste projeto está incluído também o trabalho de educação empreendedora, de aplicação de conhecimentos da Universidade, de tecnologias e melhorias no aspecto sanitário.
Também a consultora do Sebrae, Madalena Arruda, considerou que a atual feira de gado de Sumé precisa passar por um processo organizacional e de infraestrutura, funcionar num ambiente adequado para melhor atender as pessoas que usam o espaço com a perspectiva de uma maior viabilidade econômica e social para o município. Ela informou que o projeto envolve gestão, conhecimento acadêmico, desenvolvimento regional, fortalecimento dos pequenos negócios e da competitividade.
De acordo com o vice-prefeito, Éden Duarte, muitas pessoas da comunidade que trafegam pela feira de gado de Sumé tem reivindicado à Prefeitura melhorias ou mudança do local para um ambiente mais adequado. Buscando atender a comunidade, a administração manteve contato com as instituições para juntos tentar conseguir uma solução adequada e viável para a feira. Ele informou que é objetivo da Prefeitura transformar a feira num local de fortalecimento da ovinocaprinocultura da região do Cariri.