A Prefeitura de Sumé certificou na sexta-feira (04/03) cerca de 100 mulheres que participaram do cursos de Costura Industrial, Modelagem, Linha de Produção e Formação Social, do Projeto Mulher Artífice, executado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo Federal e Disque Denúncia 180.
Foram nove meses de aprendizado que possibilitou às mulheres operar máquinas de costura industrial, manusear moldes, identificar tipos de tecidos e de agulhas, consultar tabelas de medidas, reconhecer erros de cortes, dentre outros tópicos.
Com a certificação recebida, as mulheres agora estão preparadas para atuar de diversas formas no mercado de trabalho, seja em âmbito formal ou informal, conquistando a sua autonomia financeira e gerando renda para as suas famílias.
De acordo com o Senai existem muitas possibilidades para profissionais capacitados na área da costura, há uma demanda quase proporcional de vagas e profissionais. Além de possibilitar às mulheres que tenham uma qualificação profissional, promovendo a autonomia e o empreendedorismo, a Prefeitura de Sumé visa a produção têxtil local, no ramo da confecção, a partir do galpão das costureiras.
Para a secretária de Assistência Social, Brígida Xavier, a certificação dessas mulheres é somente mais uma etapa cumprida. Ela informou que a Prefeitura de Sumé já tem projetos para as costureiras profissionais. “Nós abraçamos e acreditamos nesse segmento e pretendemos dar sequência com projetos nesse sentido, fazendo com que Sumé também se desenvolva no ramo da confecção, tendo em vista um importante espaço que nós temos com modernas máquinas, que é o galpão das costureiras”, disse Brígida.
A aluna Luciana Siqueira, que também é pescadora, viu uma grande oportunidade no Projeto Mulher Artífice. “A vontade de aprender e o conhecimento sobre a costura me levaram ao curso. Eu aprendi coisas de costura que eu nem imaginava que podia conseguir. A minha expectativa agora é colocar em prática esses aprendizados, costurar e ganhar um dinheiro a mais”, falou Luciana.
Outra aluna satisfeita com o projeto é a senhora Maria Graciete. “Tudo o que fizemos no curso foi muito bem feito e bem ensinado. Eu tinha muita vontade de prender a costurar”, disse ela.
A aluna Maria Solange informou que com o aprendizado irá desenvolver as habilidades para uso pessoal, ela mesma irá costurar suas próprias roupas e disse que espera mais cursos na área para melhorar cada vez mais a mão de obra.
Algumas alunas do curso já compraram máquinas e estão trabalhando em suas residências, incrementando a renda familiar.
Estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados, a secretária Brígida Xavier, a secretária de Administração Ana Paula Gonçalves Leite, os professores do curso Leandro Gomes e Edilícia Carneiro e a equipe de profissionais da Assistência Social.