A Prefeitura de Sumé e o Governo do Estado da Paraíba continuam executando ações na zona rural do município para amenizar os efeitos da estiagem que assola a região.
Pelo Programa Viva Água, está em execução no município a construção de 20 barragens subterrâneas, até o momento cinco já foram finalizadas, estando nas localidades de Carnaúba, Conceição, Assentamento Saco e Assentamento Mandacaru.
A construção destas 20 barragens faz parte da primeira etapa do Programa Viva Água, além destas 20, haverá a construção de mais 35 na segunda etapa do programa, totalizando 55 barragens subterrâneas na zona rural de Sumé.
Também já foram construídas pelo Procase, cinco barragens nos sítios Santa Rosa, Maracajá, Oiti, Assentamento Saco e Assentamento Mandacaru. Nestas comunidades, as famílias já estão usufruindo do benefício, represando água para irrigação.
As barragens subterrâneas são feitas com a instalação de uma lona plástica na parte mais baixa do terreno, impedindo que a água da chuva escoe, possibilitando ao agricultor plantar, fazer horta, fazer plantio de capim e forragem para os animais.
Cada barragem acompanha um poço tubular com dez tubos. A Prefeitura já recebeu os 200 anéis dos poços que compõem a estrutura das barragens.