A Prefeitura de Sumé acaba de conseguir a liberação de verba no valor de R$ 154.769,67, de um total de R$ 309.539,34, junto à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, do Governo Federal, para serem investidos no Galpão das Costureiras incentivando a formação profissional e a industrialização de confecções em Sumé.
O Projeto será organizado por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e inicialmente contempla a qualificação de 200 mulheres no ramo da costura industrial. De acordo com a secretária de Ação Social, Brígida Xavier, além da qualificação, a Prefeitura também irá trabalhar as questões de cidadania e garantia de direitos das mulheres, incentivando a autonomia delas com a geração de renda.
Também serão investidos recursos no galpão para a melhoria da estrutura física do prédio, climatização, contratação de pessoal e aquisição de novas máquinas. O incentivo do Governo Federal irá melhorar o trabalho que a Prefeitura vem realizando no Galpão.
O prefeito doutor Neto, em 2013, conseguiu com o Governo do Estado um contrato de comodato, formalizando a cessão de uso do espaço da Companhia Paraibana de Desenvolvimento (Cinep), grantindo à prefeitura executar as políticas de desenvolvimento adequadas para o local. O galpão está dentro de um terreno com área de 1,5 mil m², pertencente à Cinep.
A prefeitura, em seguida, providenciou o conserto de 15 máquinas industriais e buscou parcerias para a oferta de cursos de corte e costura, junto ao Sebrae e IFPB. Desde o ano passado mulheres da comunidade vem se qualificando no local participando de cursos. Atualmente, 51 alunas estão fazendo o curso de auxiliar de costura, com previsão de início de mais duas novas turmas.
De acordo com a secretária Brígida Xavier, é objetivo do governo municipal criar um polo industrial de confecções no Cariri Paraibano, que aposta na boa localização de Sumé e na qualificação da mão de obra para atingir essa meta.