A Prefeitura de Sumé realizou nesta quarta-feira (08/06) a Conferência Municipal das Cidades. Para essa edição foi escolhido o tema: Função Social da Cidade e da Propriedade”, que expressa a importância do interesse coletivo com o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
A Conferência em Sumé aconteceu na Câmara de Vereadores com a presença da sociedade civil e de autoridades. Os conferencistas foram a professora, Adriana Meira e o professor José Irivaldo Alves, ambos do CDSA/UFCG. Os eixos trabalhados foram: Mobilidade Urbana e Habitação, Segurança Pública e Potencialidades do Município.
As propostas e soluções elaboradas pelos grupos à realidade local foram:
Eixo I: Produzir moradias bem localizadas especialmente para a população carente e melhorar as condições de vida nas áreas precárias e irregulares (Vila Zé Dário, Vila do Chaves, Assentamentos, etc.)
Eixo II: Funcionamento da Delegacia de Polícia com delegado, promotor e juiz titular diuturnamente com aumento do efetivo policial, incluindo finais de semanas e feriados.
Eixo III: Fortalecer e potencializar o turismo rural, artesanato local e a produção agroecológica por meio da criação de arranjos produtivos locais.
Na Conferência foram eleitos seis delegados e seis suplentes, que levarão o relatório final à comissão organizadora da etapa estadual, que deve acontecer entre novembro de 2016 e março de 2017.