O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), anunciou na tarde desta sexta-feira (06) que vai remeter ao Plenário da Casa a PEC que institui o voto impresso nas eleições do próximo ano.
Veja o pronunciamento na íntegra:
O BRASIL TEM ENORMES DESAFIOS, COMO AS REFORMAS TRIBUTÁRIA, ADMINISTRATIVA, QUESTÕES AMBIENTAIS, O COMBATE À PANDEMIA COM O AVANÇO DA VACINAÇÃO, ALÉM DA CRIAÇÃO DE CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
O VOTO IMPRESSO ESTÁ PAUTANDO O BRASIL. NÃO É JUSTO COM O PAÍS E COM O QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS TEM FEITO PARA ENFRENTAR OS GRANDES PROBLEMAS DO BRASIL DESDE QUE ASSUMI A PRESIDÊNCIA DESTA CASA.
AVANÇAMOS EM MUITAS QUESTÕES, ATUALIZANDO E MODERNIZANDO A LEGISLAÇÃO E RETIRANDO DA GAVETA PROJETOS QUE ESTAVAM REPRESADOS. O BRASIL SEMPRE TEVE PRESSA E O MOMENTO ATUAL É AINDA DE MAIOR URGÊNCIA.
A CÂMARA DOS DEPUTADOS É A CASA DAS LEIS E, INFELIZMENTE, ASSISTIMOS NOS ÚLTIMOS DIAS UM TENSIONAMENTO, QUANDO A CORDA PUXADA COM MUITA FORÇA LEVA OS PODERES PARA ALÉM DOS SEUS LIMITES.
A CÂMARA DOS DEPUTADOS SEMPRE SE PAUTA PELO CUMPRIMENTO DO REGIMENTO E PELA DEFESA DA SUA VONTADE QUE É A EXPRESSÃO MÁXIMA DA DEMOCRACIA.
PELA TRANQUILIDADE DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E PARA QUE POSSAMOS TRABALHAR EM PAZ ATÉ JANEIRO DE 2023, VAMOS LEVAR A QUESTÃO DO VOTO IMPRESSO PARA O PLENÁRIO, ONDE TODOS OS PARLAMENTARES ELEITOS LEGITIMAMENTE PELA URNA ELETRÔNICA VÃO DECIDIR.
PARA QUEM FALA QUE A DEMOCRACIA ESTÁ EM RISCO, NÃO HÁ NADA MAIS LIVRE, AMPLO E REPRESENTATIVO QUE DEIXAR O PLENÁRIO MANIFESTAR-SE.
SÓ ASSIM TEREMOS UMA DECISÃO INQUESTIONÁVEL E SUPREMA PORQUE O PLENÁRIO É NOSSA ALÇADA MÁXIMA DE DECISÃO, A EXPRESSÃO DA DEMOCRACIA. E VAMOS DEIXÁ-LO DECIDIR.
ESTA É A MINHA DECISÃO.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM O SEU GABINETE, A SUPREMA CORTE TEM OS SEUS JUÍZES E O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL TEM NO PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA FIRMEZA E RESPONSABILIDADE CONSTITUCIONAL. TODOS CIOSOS DE SEU ESPACO INSTITUCIONAL.
E A CÂMARA DOS DEPUTADOS É A CASA MAIS DEMOCRÁTICA, ONDE O VOTO LIVRE REVERBERA SEMPRE A VONTADE POPULAR.
OUVIR A CASA – SER A VOZ DE TODOS OS DEPUTADOS, SERMOS NÓS E NÃO “EU” – COISA QUE VENHO REPETINDO CONSTANTEMENTE PARA TODOS VOCÊS.
POR ISSO, ESTA É UMA DECISÃO COERENTE COM MINHA TRAJETÓRIA – DE HOMEM PÚBLICO QUE NÃO FOGE DO DEBATE.
REPITO, NÃO CONTEM COMIGO COM QUALQUER MOVIMENTO QUE ROMPA OU MACULE A INDEPENDÊNCIA E A HARMONIA ENTRE OS PODERES, AINDA MAIS COMO CHEFE DO PODER QUE MAIS REPRESENTA A VONTADE DO POVO BRASILEIRO.
ESSE É O MEU PAPEL E NÃO FUGIREI JAMAIS DESSE COMPROMISSO HISTÓRICO E ETERNO.
O BOTÃO AMARELO CONTINUA APERTADO. SEGUE COM A PRESSÃO DO MEU DEDO. ESTOU ATENTO. 24 HORAS ATENTO. TODO TEMPO É TEMPO.
MAS TENHO DE CERTEZA QUE CONTINUAREI PELO CAMINHO DA INSTITUCIONALIDADE, DA HARMONIA ENTRE OS PODERES E DA DEFESA DA DEMOCRACIA.
O PLENÁRIO SERÁ O JUIZ DESSA DISPUTA QUE JÁ FOI LONGE DEMAIS.