A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, reuniu na última sexta-feira (31), os presidentes de todas as associações rurais do município e fez uma prestação de contas das ações desenvolvidas na zona rural no ano de 2019. O evento contou com a presença da Embrapa, Empaer, Procase, Sindicatos Rurais e outros órgãos ligados ao setor agropecuário.
O Coordenador Regional da EMPAER, Valmir Azevedo, disse que a reunião foi muito importante para fazer levar ao conhecimento de todos os presidentes de Associação, o resumo das ações desenvolvidas. E um dos pontos principais, foi o retorno da cultura do Algodão Orgânico em 2019, que terá a área ampliada em 2020, através de duas iniciativas, com o plantio do Algodão Paraíba e do Algodão desenvolvido pela EMBRAPA.
Hélia Cristina, da Associação de Picos, disse que é um momento importante para prestar contas das demandas que foram encaminhadas, do que já foi feito e do que está em processo de conclusão.
José de Erasmo, da Associação do Pau Ferro, elogiou o trabalho da prefeita Anna Lorena e afirmou que pela primeira vez na história de Monteiro, um gestor recebeu os presidentes de associação e pôde ouvir os elogios, mas também ouvir as críticas em relação à sua comunidade. Somente na região do Pau Ferro, Bom Nome e Malhadinha, foram limpos 38 barreiros.
RESUMO DAS AÇÕES
Aração de terras:
180 hectares de terra
101 famílias beneficiadas
Campos de produção de forragem
Foram implantados 15 campos de produção de forragem em 11 comunidades rurais. Doze campos de produção foram contemplados com a perfuração de poços artesianos, instalação de cata-vento, caixa d’água de 5 mil litros e kit de irrigação do palmal, nas comunidades de Angiquinho (03); Santa Catarina (01); Pitombeira (01); Garapa (02); Tingui (01); Jabitacá (01); Vila Lafayette (01); Pau D’arco (01); e Sítio Extrema (01).
As comunidades rurais de Picos, Barreiros e Angiquinho, também foram contempladas com três campos de produção de forragem, com a implantação de Barragem Subterrânea onde foram plantadas 10 mil raquetes de Palma em cada, totalizando 30 mil raquetes plantadas.
Poços Públicos
foram realizados serviços de implantação, manutenção e recuperação de 365 poços púbicos no sistema de Catavento.
serviços de implantação, manutenção e recuperação de 28 poços movidos a eletrobomba, sendo 19 eletro bombas consertadas e instaladas 09 eletrobombas submersas novas.
Recuperação de Estradas
Foram recuperados mais de 1.800 km de estradas de terra
Iluminação Rural
Durante o ano de 2019, foram atendidas 1.575 residências na zona rural. Nos mesmo foram gastos os seguintes materiais: 1.385 lâmpadas, 640 relés, 290 luminárias, 343 bases, 102 bocais, 580 conectores de perfuração e 10 peças de fio 2.5.
Caminhão Pipa do PAC
entrega de 1.021 cargas de 12 mil litros de água, a todos os moradores de todas as comunidades rurais e alguns da zona urbana.
Em números redondos, foram entregues, 12.252.000 mil litros d’água, durante os 12 meses do ano, a uma população estimada em 15 mil pessoas residentes na zona rural. Alguns órgãos públicos como escolas, creches, orfanato e asilo, também são atendidos quando necessário.
Programa de Silagem
94 pequenos produtores rurais, de forma consorciada, foram atendidos com a patrulha agrícola mecanizada, adquirida através de convênio com o Procase, totalizando a produção de 305 toneladas de ração armazenada.
Dessalinizadores
Foram implantados 05 (cinco) dessalinizadores nas comunidades rurais, garantindo água limpa e tratada para consumo humano.