Na Semana da Mulher, o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) ganha nova coordenadora. Trata-se da procuradora do Ministério Público Federal (MPF) Janaina Andrade de Sousa. A representante do Ministério Público é a primeira mulher a assumir o comando do fórum, criado em 2005 com o objetivo de engajar órgãos públicos e sociedade civil no combate e na prevenção de casos de corrupção. Janaina Andrade assume a vaga deixada pelo também procurador da República Bruno Galvão. A reunião que definiu a nova coordenação do Focco foi realizada na última segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
“O desafio de assumir o Focco é imenso, mas a vontade de contribuir para a promoção de medidas de prevenção e repreensão da corrupção é móvel para esse novo desafio. A união dos órgãos de fiscalização e o envolvimento da sociedade civil são decisivos para a mudança de cultura do vilipêndio da coisa pública e de atos antiéticos, seja no setor público, seja no âmbito privado”, declarou a nova coordenadora.
Atualmente, Janaina Andrade é lotada no MPF, na Procuradoria da República em Monteiro, no Cariri paraibano. Na Paraíba desde 2017, ela acumula atuações destacadas, em especial no tocante a procedimentos relativos à transposição do Rio São Francisco. De 2014 a 2016, a procuradora atuou no Ministério Público Federal no estado do Pará. Foi promotora de Justiça também no Pará, além de escrivã da Polícia Federal, procuradora federal da Advocacia-Geral da União (AGU) e conciliadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.