Professores da Rede Municipal de Monteiro realizam atividades com os alunos via rede social

Em meio às medidas preventivas contra o Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Educação, vem realizando atividades alternativas para o alunado a manter o ritmo de aprendizagem, especialmente na zona rural do município.

Para incentivar a permanência dos alunos em casa, os professores utilizam uma das maiores redes sociais, o whatsapp, para enviar as lições e acompanhar o rendimento das crianças. A medida se estenderá até a publicação de um novo decreto que determine o retorno das aulas.

De acordo com a secretária de Educação, Ana Lima, foram desenvolvidas atividades para que as crianças continuem dentro de casa, restringindo um possível contágio pela doença. “Utilizamos a criatividade para continuar as atividades educacionais por meio desta ação. Continuamos valorizando e estimulando a formação do alunado”, disse.

Para isso, foram elaboradas as rotinas de estudo semanal através da coordenação pedagógica do Programa Educar pra Valer junto com todos os Supervisores Educacionais e encaminhadas para os professores e alunos através do grupo de whatsapp. Os profissionais da educação estão interagindo com os pais e responsáveis e até mesmo com os alunos para estimular e orientá-los na realização das atividades diárias de estudo.

“As famílias estão interagindo com os professores e estão correspondendo ao chamado de cada um para o acompanhamento da vida escolar de seus filhos e também na realização dessas atividades em casa”, complementou a secretária da pasta.

Elania dos Santos, residente na comunidade do Garapa, mãe do aluno José Ezekiel Alves, acredita que a ação deve incentivar outros professores a fazer o mesmo e acrescenta: “Gostei bastante dessa iniciativa dos professores de enviarem as tarefinhas para meu filho. Neste período é importante que ele continue estudando pra não perder o ritmo. Os estudos servem pra que ele aprenda e também se distraia já que não podemos usar desse tempo de quarentena para sair de casa. Devemos nos conscientizar que nossos filhos não estão em casa de férias, mais sim por prevenção, então não devemos parar. Vamos nos unir, pais e professores, e vamos dar continuidade em casa com tarefas e leituras e juntos iremos vencer essa batalha”.

Já Ezekiel, que estuda na Escola Manoel Maciel naquela mesma comunidade, disse que está gostando de fazer as atividades em casa. “Gosto de estudar e não quero deixar de aprender por conta dessa doença que não deixa a gente ir pra a escola”.

A secretária ainda afirma que o tempo pedagógico para todos os alunos é muito precioso. “Precisamos garantir o direito de todos aprenderem. As metas de leitura, escrita e de matemática, por exemplo, estabelecidas do plano de ação de nossa rede precisam ser alcançadas, por isso, não podemos perder tempo, apoiar os alunos nas atividades pedagógicas utilizando as tecnologias foi a solução que encontramos para estimular o rotina de estudo diário de todos eles”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar