A Prefeitura de Gurjão fixou o reajuste do salário dos professores em 16,68 % esta semana, maior do que os 13,01% determinados pelo Governo Federal. A lei que autoriza o executivo a efetivar o novo reajuste foi aprovada na última segunda (26) na Câmara de Vereadores de Gurjão.
Em sessão extraordinária na última segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Vereadores de Gurjão se reuniu para votar dois projetos encaminhados pelo Poder Executivo. O primeiro projeto trata da fixação do salário base para os servidores do município de acordo com o novo salário mínimo. Com a aprovação desta lei, que tem efeito retroativo a 1º de janeiro, os servidores da Prefeitura de Gurjão tem a garantia de menor vencimento base de R$ 788,00.
Na mesma sessão os vereadores aprovaram por unanimidade Projeto de Lei Nº 002/2015 que reajusta em 16,68% o valor da remuneração dos profissionais do magistério público municipal. O reajuste aos professores segue determinação do artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. No início deste mês o Governo Federal, através do Ministério da Educação determinou o reajuste que deveria ser seguido pelos governadores e prefeitos do país em 13,01%, inferior ao concedido pela Prefeitura de Gurjão aos seus professores.
Segundo o Prefeito Ronaldo Queiroz, o reajuste de 16,68%, superior ao nacional é mais uma ação do processo de valorização dos professores pela Prefeitura. “É importante valorizar os professores e assim motivá-los no empenho de suas atividades educacionais. Estamos trabalhando para termos o ano letivo de 2015 com muitos resultados positivos priorizando a educação no município e isso começa com a valorização dos professores com melhores salários e melhores condições de trabalho”, defendeu.
No final de 2014 o prefeito Ronaldo concedeu ainda abono no valor de R$ 1.200,00 para cada professor da rede municipal que tem suas aulas para o novo ano letivo marcadas para iniciarem no dia 9 de fevereiro.