Para homenagear o Dia do Agricultor, o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, fará uma exposição na 8ª Festa da Agricultura Familiar em Alcantil, com distribuição de mudas, composto orgânico e plantas suculentas. Já em Sumé, os agricultores serão homenageados com a V Cavalgada do Agricultor, que acontecerá no domingo, dia 31, com concentração na Chácara Santa Rosa, a partir das 7h e finalização no sede da Comunidade Pitombeira, AMUABAS, onde acontecerá um animado forró com distribuição de brindes e apresentações de artistas da terra.
“Agricultores – herois anônimos. O agricultor é um dos profissionais que mais merece ser reverenciado por todos, pois é o principal responsável pela produção de alimentos e cuidado com a terra”, disse a coordenadora do PASCAR, professora Adriana Vital.
“Foi com esse entendimento que em 28 de julho de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira instituiu o Dia do Agricultor, durante a comemoração do centenário do Ministério da Agricultura. Desde então o dia 28 de julho é dedicado a atividades que dêem visibilidade a esse ator social.
“O agricultor possui uma ampla relevância na economia dos países, por esse motivo, a homenagem, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade”, lembrou.
“A necessidade de alimentar uma população mundial crescente, que em breve ultrapassará os oito bilhões de pessoas, coloca em evidência a figura do agricultor e a necessidade de disseminar práticas conservacionistas para redução de custos e riscos e a minimização da degradação dos recursos do solo e da água, fatores indispensáveis a produção agrícola”.