Cento e cinquenta produtores rurais de cinco municípios paraibanos estão sendo beneficiados com o curso do programa Negócio Certo Rural (NCR), oferecido pelo Senar Paraíba. A capacitação tem foco no empreendedorismo, orienta as famílias rurais sobre gestão dos seus negócios e conta com apoio do Sebrae.
Os agricultores e criadores beneficiados são das cidades de Gurjão, Caraúbas, Santo André, Barra de Santana e Parari, todas na região do Cariri paraibano. Até o fim do ano, a meta é capacitar 240 produtores, ao todo.
Para o assessor de projetos e convênios do Senar, Pablo Araújo, o NCR contribui para que o produtor rural desenvolva a percepção de que deve tratar sua propriedade como uma empresa. “O Negócio Certo Rural é uma oportunidade única para os produtores rurais potencializem o crescimento de sua propriedade por meio da gestão estratégica”, afirmou.
A metodologia do NCR, estabelece o seguinte percurso a cada aula: no primeiro encontro é realizado o diagnóstico da propriedade rural; em seguida é feita identificação ideias de negócio; no terceiro, os alunos fazem uma descrição da ideia, no qual também realizada a consultoria avaliação do negócio.
O quarto encontro é destinado a verificar a viabilidade da proposta; por fim, na quinta aula, é tratada da organização e administração do negócio, finalizando com uma consultoria na propriedade. No final do curso, o produtor monta seu próprio plano de gestão baseado nas necessidades de sua propriedade.
Para realizar a inscrição no programa, o produtor precisa comparecer no Sindicato dos Produtores Rurais da cidade em que ele deseja e solicitar o formulário de inscrição. O programa oferece certificação com carga horária de 48h para os participantes, sendo 42h de conteúdo teórico, 2h de acompanhamento individual em sala e 4h de acompanhamento por propriedade.