Projeto da ECI de Caraúbas fica entre os 10 melhores do Brasil em Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas Compartilhar no Facebook

Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro, localizada na cidade de Caraúbas, no Cariri paraibano, representou a Paraíba no Prêmio Nacional Inspira Integral de Boas Práticas Pedagógicas. Com a prática ‘Inovações para Preservar a Caatinga: Forno Solar, Biodigestor e um aplicativo como alternativa ao desmatamento e à desertificação’, a equipe ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil.

O projeto da Escola aborda uma problemática local, a desertificação do bioma Caatinga, que afeta diretamente a região nas imediações de Caraúbas. A iniciativa promoveu discussões sobre a temática ambiental e buscou alternativas sustentáveis para mitigar o desmatamento provocado pelo uso intensivo do carvão comum na região.

Como resultado, foram desenvolvidos protótipos de fornos solares e biodigestores, tecnologias que podem substituir o uso do carvão e contribuir para a preservação do bioma. Além disso, foi criado um protótipo de aplicativo de celular voltado para a educação e mobilização sobre sustentabilidade, incentivando práticas ambientais responsáveis e alinhadas à realidade local.

Ao todo, 35 estudantes da 2ª série do ensino médio participam do projeto, que além do desenvolvimento de protótipos, também realizaram apresentações para a comunidade, durante uma feira realizada na escola em setembro.

“Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, sensibilizar sobre a preservação do bioma Caatinga e fortalecer os laços comunitários em torno de práticas sustentáveis”, frisou o professor Alef Santos, que coordenou a ação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar