Escola Cidadã Integral Serveliano de Farias Castro, localizada na cidade de Caraúbas, no Cariri paraibano, representou a Paraíba no Prêmio Nacional Inspira Integral de Boas Práticas Pedagógicas. Com a prática ‘Inovações para Preservar a Caatinga: Forno Solar, Biodigestor e um aplicativo como alternativa ao desmatamento e à desertificação’, a equipe ficou entre os 10 melhores projetos do Brasil.
O projeto da Escola aborda uma problemática local, a desertificação do bioma Caatinga, que afeta diretamente a região nas imediações de Caraúbas. A iniciativa promoveu discussões sobre a temática ambiental e buscou alternativas sustentáveis para mitigar o desmatamento provocado pelo uso intensivo do carvão comum na região.
Como resultado, foram desenvolvidos protótipos de fornos solares e biodigestores, tecnologias que podem substituir o uso do carvão e contribuir para a preservação do bioma. Além disso, foi criado um protótipo de aplicativo de celular voltado para a educação e mobilização sobre sustentabilidade, incentivando práticas ambientais responsáveis e alinhadas à realidade local.
Ao todo, 35 estudantes da 2ª série do ensino médio participam do projeto, que além do desenvolvimento de protótipos, também realizaram apresentações para a comunidade, durante uma feira realizada na escola em setembro.
“Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos, sensibilizar sobre a preservação do bioma Caatinga e fortalecer os laços comunitários em torno de práticas sustentáveis”, frisou o professor Alef Santos, que coordenou a ação.