A direção regional do DNOCS na Paraíba esteve em Sumé na quinta-feira (13) para apresentar aos irrigantes, o projeto das obras de revitalização do Perímetro Irrigado de Sumé.
Estiveram presentes o diretor do DNOCS na Paraíba, Solon Alves Diniz, o prefeito doutor Neto e o vice-prefeito Éden Duarte, que mesmo licenciados marcaram presença na reunião, o deputado Branco Mendes, vereadores, secretários municipais, técnicos do DNOCS e um representante do Ministério da Integração.
O projeto foi apresentado pelo responsável técnico, Ernandes Carvalho, que mostrou como se dará a obra. O perímetro será readequado ao sistema atual existente, dividido em quatro tipos de lotes, com três adutoras e tubulação com atividades de duas bombas com potência de 300 Kva e sistema de irrigação por gotejamento ou aspersão.
O perímetro irrigado de Sumé tem área total de 204 ha, o valor total da obra é R$ 13, 5 milhões, que passará por processo de licitação para ser dada a ordem de execução.
Para o prefeito doutor Neto, a obra do perímetro irrigado de Sumé é o coroamento de um trabalho que quatro anos, quando se buscavam recursos para o projeto, com os esforços do senador Vital Filho, que destinou emenda no valor de R$ 9 milhões para o perímetro, os quais já estão destinados no orçamento do Governo Federal, via Ministério da Integração Nacional.
Doutor Neto afirmou que não medirá esforços, junto com deputados e senadores, em busca de mais recursos para complementar a obra. O deputado Branco Mendes afirmou que irá atuar junto à bancada paraibana na Câmara e no Senado para também buscar mais verbas para o perímetro irrigado de Sumé.
O vice-prefeito, Éden Duarte, disse que não poderia deixar de estar presente na reunião já que vem acompanhando o projeto desde o seu início. “´É um sonho de muitos anos que gradativamente está sendo concretizado. É a revitalização da economia de Sumé, a geração de oportunidades para as pessoas terem condições de trabalho por conta própria e conseguirem o pão de cada dia”, disse Éden.