Uma reunião marcada para o próximo dia 7 de junho entre a presidência da CAGEPA e a equipe do projeto Água “Educar para não faltar: Uma intervenção nas escolas do semiárido”, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, tratará sobre a distribuição do jogo Áqua pela companhia. O jogo eletrônico Áqua, que já está com seu “design” avançado, trata sobre economia, armazenamento e reuso da água.
Outros materiais lúdicos do projeto serão estórias em quadrinhos com foco na “água” e capacitação dos professores para trabalharem esses materiais junto aos seus alunos. Na reunião de junho, tem como objetivo e coletar mais informações, além de mostrar os resultados para que sejam iniciados os testes dos materiais lúdicos do projeto já nos meses de julho e agosto. Em outubro deste ano o jogo será apresentado em Brasília.
A intenção também, disse o professor Irivaldo Oliveira, “é fazer um acordo com a Secretaria de Educação do Estado e dos municípios da região para a distribuição gratuita dos materiais”.
O jogo, será um aplicativo para dispositivos móveis com características interativas. A concepção do jogo foi discutida entres integrantes da comunidade acadêmica da UFCG, entidades civis organizadas e governamentais. O projeto é desenvolvimento em parceria entre o CDSA e Atelier de Computação e Cultura/PET Computação da UFCG, através do professor Marcelo Barros.
“Utilizaremos em nossa arquitetura inicial um sistema web de acesso que se comunicará com servidor específico para gerência do banco de dados. Usuários de dispositivos móveis acessarão outro servidor específico que irá comunicar-se com o banco de dados, semelhante ao sistema do Caça Aedes”.
O aplicativo para dispositivos móveis será responsável por enviar os dados disponibilizados pela população, para o servidor específico. Através da internet, o servidor será responsável por gravar as informações no banco de dados. A comunicação será bidirecional para permitir o envio de informações (Por exemplo, envio de fotos e vídeos) e recebimento (Recompensas por notificações validadas, informações do jogador, notificações etc).
Para utilização do sistema web e do aplicativo, será necessário um cadastro prévio dos usuários; no caso do sistema móvel qualquer usuário terá a opção de realizar esse cadastro; já no servidor web, referindo-se aos usuários como agentes da Vigilância das Águas de Campina Grande e as empresas participantes, só quem poderá realizar cadastro de novos usuários é o administrador do sistema; tanto os dados dos jogadores quanto os do sistema web são armazenados na mesma tabela do banco de dados.