A direção nacional do PT enviou ofício à Executiva Estadual do partido na Paraíba recomendando a revisão da decisão de vetar alianças com outras legendas nas eleições municipais deste ano. Segundo o documento, a ordem do PT no estado contraria entendimento da direção nacional, que determinou o diálogo e a análise caso a caso das alianças nos municípios.
Nessa terça-feira (19) o PT da Paraíba ampliou os vetos a alianças com legendas que apoiaram o impeachment da presidente Dilma Rousseff, com exceção do PSB e do PR. Na lista dos partidos proibidos estão o PSDB, DEM, PPS, SD, PMDB, PP, PTB, PSC, PSD e PRB.
A presidente do PT na Paraíba, Giucélia Figueiredo, afirmou nesta quinta-feira (21) que já recebeu o ofício da direção nacional e irá cumprir a recomendação analisando caso a caso.
Segundo ela, essa foi uma reivindicação feita por alguns diretórios municipais à direção nacional. Ela informou que na próxima segunda-feira (25) será realizada uma reunião com os membros da Executiva, às 18h, na sede do partido em João Pessoa, para deliberar sobre o assunto.
“Nós recebemos e vamos realizar na próxima segunda-feira reunião da Executiva Estadual e iremos analisar caso a caso cada município que resolveu fazer aliança com os partidos vetados. O que a nacional recomendou que nós fizéssemos foi a análise de caso a caso e vamos fazer”, contou.
Apesar de seguir a orientação da direção, ela afirmou que os vetos continuam mantidos e adiantou ser difícil que aconteça alteração na decisão.
“Na minha compreensão nós iremos manter o veto a alianças com os partidos considerados por nós golpistas. Não posso antecipar o que vai acontecer, mas se depender desta presidente não haverá mudanças”, disse.
Ela explicou ainda que cada caso passará pelo julgamento da executiva e 17 membros tem direito a voto.