Monteiro, cidade paraibana com pouco mais de 30 mil habitantes, prepara-se com ansiedade para receber neste domingo (19) mais de 50 mil pessoas vindas de todo o país. Essa multidão irá se juntar aos anfitriões monteirenses para presenciar Lula tomar banho nas águas do Rio São Francisco, que agora se misturam com as do Rio Paraíba. Os hotéis, pousadas, casas de aluguel e até motéis, estão com lotação máxima.
A estrela principal é o ex-presidente Lula. Mal se fala em Dilma e nos demais, é fato. Todos querem ver o homem que, para muitos, é o pai da transposição, do combate à pobreza, que acabou com a fome, do Bolsa Família, e de muito mais. É o cara que, literalmente, nasceu com uma estrela na testa, mesmo que seja a do PT.
O questionamento que muitos estão fazendo é o de saber se Monteiro comporta tanta gente de uma só vez, um público que se alcançado será o maior já visto na cidade, a frente até de grandes shows de São João como o de Marília Mendonça, que conseguiu atrair aproximadamente 30 mil pessoas no ano passado. Vamos torcer para que dê tudo certo.
Mas, o que importa é que os nordestinos, em especial os anfitriões monteirenses, independentemente de cor partidária e dos defeitos do ex-presidente, façam uma grande recepção ao homem que deu o pontapé na transposição, obra que pode até ter se arrastado por vários anos, mas que sem Lula, muito provavelmente ainda estaria no papel.
É assim que penso, como monteirense que sou!
Geordie Filho