Por Simorion Matos
Quando faltavam 30 dias para o inicio da Copa do Mundo, era grande a interrogação do povo brasileiro sobre o sucesso do evento.
Existiam muitos questionamentos sobre os custos das obras dos estádios e alguns diziam até mesmo que os protestos populares acabariam viabilizando o torneio da FIFA.
A descrença na copa era quase que generalizada.
O povo, em sua grande maioria, abraçava a seleção canarinho, porém dava as costas às obras inacabadas. A presidenta da nação brasileira chegou a ser vaiada durante a solenidade de abertura da festa.
Quando a bola rolou, outra realidade começou a ser desenhada. Estádios lotados; aeroportos com grande movimentação; ruas, bares e hotéis cheios de estrangeiros nas cidades sede.
A seleção de Felipão cumprindo o seu papel e conseguindo os resultados suficientes para sonhar com a conquista do título mundial que já conseguiu por 5 vezes, fora de casa.
Ontem, ao derrotar a Colômbia em jogo dramático, o time brasileiro garantiu presença nas semi finais da competição e na próxima terça feira estará enfrentando a poderosa Alemanha. Vencendo, estará no Maracanã na grande final no dia 13 de julho.
O retrato que vemos hoje é colorido com as cores da bandeira nacional e o entusiasmo tomou conta do país. De repente, reaprendemos a cantar o hino nacional brasileiro e talvez esse canto, com um coral de 70 mil vozes numa arena e milhões de patriotas em todo país, esteja sendo o combustível para motivar os atletas que vestem a camisa verde e amarela.
A Copa do Mundo no Brasil, ao contrário do que se esperava, está dando certo.
Diante da Alemanha estaremos desfalcados de 2 craques que são destaques na seleção e no futebol mundial. Thiago Silva, considerado um dos melhores zagueiros do mundo. E Neymar, retirado da copa por um brutal gesto anti esportivo de um jogador colombiano.
As esperanças estão renovadas e com certeza essas ausências serão superadas.
Se reaprendemos o Hino Nacional Brasileiro, que antes era cantado nas escolas, vamos cantar mais uma vez, esperando que no gramado do Mineirão os craques milionários da nossa seleção nos presenteiem com mais uma vitória.
Porque assim permaneceremos orgulhosos de ser brasileiros, mesmo diante das adversidades.