O rebanho bovino do município de Gurjão está sendo vacinado contra brucelose, uma ação continuada implantada pela secretaria de agricultura e desenvolvida em duas etapas durante o ano de 2014.
A Prefeitura Municipal de Gurjão, através do Setor de Sanidade Animal da Secretaria de Agricultura, iniciou mais uma campanha de vacinação contra a brucelose de seu gado bovino. O município realiza esta vacinação duas vezes ao ano sendo a primeira campanha realizada em maio e outra em setembro.
A brucelose é uma zoonose infecciosa que pode ser transmitida dos animais para os homens quando há contato direto com animais doentes. A vacinação para a prevenção desta doença é praticada pela Prefeitura de Gurjão e, segundo o secretário municipal de agricultura Orlando Júnior, não há informações de algo semelhante em outro município “Não conheço outro município que desenvolve esta ação como nós desenvolvemos aqui, por isso eu acredito ser o único município da Paraíba que faz esta ação completamente através do poder público”, comentou o secretário.
Estão sendo vacinadas todas as bezerras com idade entre três e oito meses de propriedade de todos os criadores do município, sendo disponibilizados pelo poder público municipal as doses da vacina, o vacinador e toda a sua equipe que visitam as propriedades para executarem a vacinação. Além da brucelose a prefeitura local realiza vacinação contra aftosa em duas etapas ao ano, também disponibilizando as doses de vacina e o vacinador para os criadores que tenham até 30 animais em suas propriedades declarados junto ao setor competente. Acompanhando a vacina contra aftosa a Prefeitura disponibiliza ainda vacinação contra raiva, também em duas etapas.
O Prefeito Ronaldo Queiroz explica que esses trabalhos de vacinação juntos formam uma grande ação desenvolvida pela Prefeitura para manter a sanidade animal, “São ações de grande importância para quem se preocupa com o bem-estar das pessoas e também com a sanidade animal do município. Vamos continuar vacinando nosso rebanho e fortalecendo a pecuária de Gurjão fazendo a nossa parte junto aos criadores”, defendeu.