A Assembleia Legislativa está sob ameaça de sofrer uma redução no número de deputados estaduais. O alerta é do deputado João Gonçalves (PDT), que participou de debates sobre a reforma política, na semana passada, na União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília (DF). João disse que a polêmica que surgiu forte no ano passado está de volta e já tem proposta tramitando no Senado Federal.
O deputado estadual afirmou que já existem movimentos de outras Assembleias Legislativas para impedir a tramitação dessa proposta. Gonçalves disse que a justificativa apresentada para reduzir o número deputados é de que houve uma atualização dos dados do IBGE sobre as populações de cada estado. “Com isso, a Paraíba perderia deputados estaduais, já que o Congresso Nacional levará em conta a proporcionalidade populacional de cada município”, disse.
João Gonçalves observou que no Congresso já está dada como certa a aprovação da lista de fechada para que os partidos apresentem seus candidatos nas eleições do ano que vem. “Esse é outro erro. Quem estiver, por exemplo, em quarta colocação nessa lista apresentada pelos partidos, terá que trabalhar para eleger o primeiro da lista. Não tem sentido nisso”, comentou.